A muamba de galinha é um dos pratos mais populares de Angola. Nesta versão, vamos usar azeite de dendê, quiabo, pimentas, cravo, canela, cebola e alho, sal e folha de louro.
O prato é tradicionalmente servido com funge, um pirão de milho ou mandioca.
A muamba de galinha angolana é, tradicionalmente, saboreada nos almoços de domingo — dia reservado para cozinhados mais demorados. É um cozido de galinha, com óleo de dendê, servido com funge (ou pirão) — acompanhamento culinário, típico de Angola, feito à base de farinha de milho ou de mandioca. O prato, quando guarnecido com este elemento, também é conhecido como “moamba de galinha a sentada”.
Notícias Relacionadas
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil
“Aquilombar é preciso”: Festival Gastronomia Preta celebra a culinária preta e fortalece empreendedores no Rio
Possivelmente este prato é ancestral de nosso frango com quiabo, sendo que o dendê sofreu apagamento como muitos elementos de nossa cultura (preta).
Observe as semelhanças e deixe seu comentário.
Agora vamos preparar esta delícia da mesa angolana
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
1kg galinha ou frango corte de sua preferência
12 quiabos
2 cebolas grandes
200 ml de óleo de dendê
3 dentes de alho
400 g de abóbora cortada em pequenos cubos
amendoim
3 ramos coentro
2 unidades de pimenta malagueta
sal q.b.
Preparo:
Corte o frango de sua preferência em pedaços. Depois de limpo, esfregue limão em todas as partes. Tempere com alho pilado, sal e pimenta malagueta e reserve por pelo menos 30 minutos. Em seguida, sele a galinha com um pouco de azeite de dendê em fogo alto. Depois de dourada, adicione a cebola, os temperos e especiarias, deixando apenas o coentro para o final da preparação. Deixe refogar em panela tampada em fogo brando. Regue com um pouco de água sempre que perceber que precisa. Não pode deixar grudar no fundo da panela. Deixe no fogo até a galinha estar cozida e o molho esteja bem espesso. Enquanto a galinha cozinha, corte os quiabos restantes no sentido longitudinal. Aqueça bem uma frigideira coloque uma colher de dendê e frite os quiabos já cortados até ficar em dourados Reserve. Se preferir, o quiabo pode ser adicionado à mistura da panela. Quando a galinha estiver bem macia, cozida, coloque o coentro e misture. Sirva com funge ainda quente e decore com quiabos fritos.
Ingredientes:
1 xícara de água fervida
1 xícara de água natural farinha de mandioca ou de milho flocada
Sal
Preparo do funge
Misture a farinha com uma xícara de água natural. Enquanto isso, ferva uma xícara de água adicione sal a gosto e farinha aos poucos, mexendo. Quando a água ferver, adicione aos poucos a mistura de farinha e água e mexa sempre até se tornar uma mistura uniforme.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana