Desde 2018, o Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina, vem apoiando a atuação da empreendedora Adriana Barbosa e, em especial, a realização da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América. Em 2020, a ação acontece até 12 de dezembro, em um novo formato, totalmente online e gratuito, com o tema central “#Existe um futuro preto!”.
Neste ano, para realizar a 19ª edição, o evento precisou se reinventar para manter sua essência em meio a pandemia. E, assim como em 2018, todos os empreendedores têm a oportunidade de anunciar e vender seus produtos online por meio da plataforma do Mercado Livre, em uma seção específica e totalmente dedicada aos produtos da feira. A primeira edição, realizada em 2018, reuniu cerca de 35 empreendedores e 300 produtos. Agora, em 2020, foram registrados mais de 80 vendedores, com 1200 publicações.
“Um dos principais papéis da Feira Preta dentro da comunidade negra, além de influenciar na construção coletiva de projeções para o futuro, é transmitir esperança. Não existe a possibilidade de deixarmos de realizar o evento e exercer essa transmissão em um ano cujo cenário é tão distópico, ainda mais quando impacta diretamente uma parcela populacional que vive cotidianamente essas distopias” explica Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta e CEO da PretaHub.
Além disso, de 27 a 30 de novembro, foram exibidos quatro episódios de Preta na Moda, uma série especial realizada pela Feira Preta Ocupa em cocriação com o Mercado Livre. Em cada transmissão, o estilo dos participantes foi transformado com itens e produtos também disponíveis para compra no Mercado Livre.
Serviço
Feira Preta 2020 – Existe um Futuro preto?
Data: 20/11 a 12/12
Festival Feira Preta: 01/12 a 12/12
Formato: Online – Via redes sociais da Feira Preta (TikTok, Spotify, YouTube, Facebook, Instagram) @feirapretaoficial
Ingressos: Gratuito