Com o tema “Mulheres Insubordinadas: uma saudação às grandes ancestrais”, o evento irá enfocar o papel da mulher negra no universo das artes
Acontece entre os dias 27 e 30 de outubro o IV Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC), evento que reúne as Escolas de Belas Artes, Dança e Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para debater, refletir e construir propostas de inserção da cultura negra no ensino, na pesquisa e na formação em artes no âmbito da extensão acadêmica.
Notícias Relacionadas
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Whoopi Goldberg lança rede global de esportes femininos e promete visibilidade inédita para atletas ao redor do mundo
Com o tema “Mulheres Insubordinadas: uma saudação às grandes ancestrais”, o evento desta vez irá enfocar o papel da mulher negra no universo das artes, apontando a relevância do discurso de gênero na mudança de pensamento a respeito da produção teórica e prática de arte e cultura.
Composto por ateliês temáticos, apresentações de pesquisas, conferências, mesas temáticas, oficinas e uma programação artística inspirada na temática negra, o FNAC deste ano será virtual, atendendo às normas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias e pelo colegiado da UFBA para combater a propagação do coronavírus.
Nas palavras da Professora Dra. Evani Tavares Lima, da Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA e uma das organizadoras do evento, a proposta é “continuar possibilitando trocas de experiências entre seus participantes e o fomento à revisão dos paradigmas”, que, até então, orientam os currículos dos cursos das artes da Universidade Federal da Bahia e de outras universidades.
Em sua curta trajetória, o FNAC foi responsável por muitos avanços. Dentre eles, pode-se destacar a publicação da Revista Repertório (PPGAC/UFBA), em 2017; o espetáculo “Gusmão: o Anjo Negro e sua Legião”, sobre a vida do ator e dançarino Mário Gusmão, primeira montagem com elenco e temática negros em 40 anos de existência da Companhia da Escola de Teatro da UFBA em 2017; além de o exitoso espetáculo “Pele Negra, Máscaras Brancas”, baseado na obra homônima de Frantz Fanon e dirigida por Onisajé, em 2019. Este também produzido pela Companhia da Escola de Teatro da UFBA e com elenco e temática negros.
“Queremos que o FNAC seja mais que um evento pontual, queremos que ele se torne uma permanente fonte de discussão e reflexão sobre as questões ligadas a comunidade negra, especialmente no que diz respeito a sua contribuição ao universo artístico e cultural baiano e brasileiro”, destaca Evani.
SERVIÇO
O Quê: Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC)
Quando: 27 a 30 de outubro
Onde: Nos canais oficiais do FNAC no Streamyard e no YouTube
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana