Quatro passos para arrasar na entrevista de emprego!

3490
1812
negrabusiness(Por Silvia Nascimento) Se suas habilidades correspondem à descrição de uma determinada vaga e você foi chamado para uma entrevista,  são grandes as chances de você conseguir o emprego desejado. No entanto, na prática  há outros  fatores que fazem com que o entrevistador decida contratar ou não.  E quais seriam eles?

Após uma pesquisa com mais de 2700 gerentes, o site americano especializado em Recursos Humanos CareerBuilder, traçou um perfil de comportamento do entrevistadores e  formulou quatro passos para que o candidato possa se destacar numa entrevista de emprego. Antes de ir para uma entrevista, fique atento a eles:

1. Esteja pronto para falar com a liderança

 De acordo com a pesquisa 85% dos empregadores informaram que os candidatos são entrevistados por um executivo de alto escalão dentro da organização. Prepare-se para esta possibilidade. Em primeiro lugar compreenda a missão da empresa e como ela se apresenta no mercado.  A maioria dos sites corporativos têm uma página “Sobre”, que apresenta um resumo da organização, seus objetivos e biografias curtas dos principais executivos da organização. Você também pode fazer a pesquisa pelo  LinkedIn.

2. Certifique-se que seus perfis online estão livres de “sujeira digital”
Muitos dos empregadores vão olhar sua conta do Facebook (44% de acordo com a pesquisa americana)  e Twitter antes de te chamar para uma entrevista. De acordo com a pesquisa americana, eles procuram saber se o seu perfil da rede social está coerente com a forma com que você se apresenta no seu currículo. Todo cuidado é pouco com fotos publicadas, textos compartilhados e até erros ortográficos em atualizações de status.

3. Faixa salarial

20% dos empregadores eliminam os candidatos cujas expectativas de salários são muito altas. Pesquise uma faixa salarial que seja realista no mercado de trabalho. Isso pode ser obtido em sites de procura de emprego que permitem filtrar os resultados do trabalho por tamanho da empresa, faixa salarial e local.

 4. Etiqueta e boas maneiras

Você  já mandou uma mensagem de agradecimento após a entrevista? Pois é, não é  só durante a entrevista que é importante fazer uma boa impressão. Dentro de 24 horas após sua entrevista, escreva um breve agradecimento via e-mail e envie  uma versão personalizada para todo mundo que te entrevistou. Se você só tem um endereço de e-mail, peça gentilmente que sua mensagem seja compartilhada com os demais envolvidos no processo.

Praticar estas quatro etapas irá colocá-lo à frente da concorrência na procura de emprego e fazer você se destacar,  já que você mostrará ser um candidato bem informado, atualizado com a era digital e que preza por etiqueta e marketing pessoal.

Comments

Comentários