Peça “Áurea, a Lei da Velha Senhora” retrata a escravidão

0
3184

Abordando os reflexos da escravidão no Brasil e a luta contra o racismo a Cia Banquete Cultural apresenta o espetáculo “Áurea, a Lei da Velha Senhora” na Sede Cia Banquete Cultural, até io dia 13 de dezembro.

A trama, dirigida por Jean Mendonça se passa nos dias atuais, em um casarão abandonado, que em tempos passados abrigou uma família de posses e seus escravos. Curiosamente, nesse lugar a escravidão ainda não foi abolida e os negros vivem em condições precárias sob a dominação de sua Velha Senhora Áurea. Até que surge Senhorinha, uma jovem justiceira que descobre o casarão e resolve lutar pela liberdade dos negros e pela abolição da Lei da Velha Senhora.

“O espetáculo confronta o espectador com essa realidade que muitos preferem ignorar. O fim do preconceito racial passa não só pelo reconhecimento da existência do racismo, mas principalmente pela compreensão da contribuição do negro para a identidade cultural brasileira”, afirma Jean.

Complementando a encenação teatral, será exibido o curta-metragem “Negrinho” da Cia Banquete Cultural, que mostra a vida de um menino negro de cinco anos em uma pequena casa numa comunidade quilombola com sua mãe e sua bisavó no interior brasileiro. Negrinho é um filósofo contemporâneo, que questiona a diferença de cor e desbrava um mundo ainda regido pelo preconceito, mesmo que velado.

 Serviço

Áurea, a Lei da Velha Senhora
Temporada completa: Até o dia 13 de dezembro, quinta a sábado, às 19h e domingo às 18h
Local: Cia Banquete Cultural (Rua da Lapa, 243, Lapa, Rio de Janeiro/RJ – perto do metrô da Glória)
Duração: 120 minutos
Classificação etária: 18 anos
Lotação máxima: 80 lugares
Entrada: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Reservas e informações: contato@banquetecultural.com ou (21)96918-8999

 Programação paralela gratuita aos domingos às 15h na sede da Cia Banquete Cultural (rua da Lapa 243 Lapa Rio de Janeiro/RJ – próximo ao metrô da Glória):

15/11 – Aula prática de Capoeira Angola com André Sampaio

22/11 – Aula prática de Afro contemporâneo com Evandro Passos

29/11 – Debate sobre o curta “Negrinho” com Thaís Inácio

06/12 – Aula prática de Afro contemporâneo com Evandro Passos

13/12 – Debate sobre identidade afro-brasileira com Evandro Passos e Jean Mendonça

Comments

Comentários