Artigo originalmente publicado em Awesomely Luvvie e traduzido por Durval Arantes
Quando eu ouvi pela primeira vez que Zoe Saldana interpretaria Nina Simone em uma biografia não-autorizada, eu não fiquei satisfeita. Não faz NENHUM sentido para mim que entre tantas atrizes negras de Hollywood, a Zoe se a escolhida para interpretar a Nina. Zoe é boa como atriz e eu admiro o trabalho dela, mas nada nela nem de longe lembra Nina Simone. OK, eu sei que a indústria pode promover “a mágia do cinema” e blá, blá, blá… Mas existem outras atrizes que poderiam BOMBAR sobre este papel.
Notícias Relacionadas
7ª edição da Celebração do Cinema e Televisão Negros dos EUA celebra carreira de Regina King e Tyler Perry
Eventos culturais celebram o feriado da Consciência Negra nas capitais brasileiras
Simone Kelly, a filha de Nina, escreveu uma carta contundente se opondo ao filme e eu realmente refleti: “Então… qual é o motivo?”. Se a pessoa mais próxima à lenda não aprova a manobra, o que eles (da indústria cinematográfica) estão fazendo? Ah, sim. Dinheiro. Somente dinheiro. Especialmente, uma vez que o filme não vai ter aquela precisão. Simone, a filha, pôs a presunção do filme em vergonha. Eles estão basicamente criando a história desta mulher sem se importarem até onde o script é preciso ou não.
NOTA: Sigam @NinaSimoneMusic no Twitter. Trata-se do perfil oficial do patrimônio de Nina Simone e é gerenciado por sua filha. Chequem a linha do tempo e vocês verão que ela não aprova esta produção.
Para piorar as coisas, eles selecionaram a Zoe “Eu Passei no Teste da Pele Negra Clara” Saldana para interpretar uma mulher que cresceu ouvindo dizer que ela era “escura demais” e basicamente “negra demais”. Fala sério! Hollywood fazendo asneira e essa é uma delas.
Eles encharcaram uma bola de algodão gigante em tinta preta e cuidadosamente a colocaram na cabeça da Zoe. É uma peruca AFRO! Eu me sinto ofendida, em nome de Nina Simone, cujo penteado afro sempre foi curto e bem ajeitado!
Eles usaram graxa de sapato no rosto dela? Eu compreendo que Zoe é Afro-Latina e tudo o mais, mas fica parecendo um pouco com “blackface”. Eles não precisariam fazer isso, se eles selecionassem uma atriz próxima do tom de pele de Nina, para interpretá-la. Eu falo de mulheres tipo Viola Davis. Dizem que a Nina na verdade queria a Whoopi Goldberg para vivê-la (nas telas), um dia. Em que galáxia a Zoe é a Nina “ideal”?
E além delas, Adepero Oduye está LOGO ALI! Ela BOMBARIA como Nina Simone. Se vocês não sabem quem é a Adepero, fiquem sabendo. Trata-se da mulher sensacional no filme “Pariah“, e ela é incrivelmente talentosa (e também muito gente boa e centrada). Eu a encontrei quando eu fui para Los Angeles para o Oscar em Fevereiro e ela é maravilhosa. Ela seria perfeita como Nina. Elas até se parecem! Tipo… de verdade. Vejam:
É sério. Adepero nasceu para interpretar Nina. Mas eles querem ignorá-la e selecionar a Zoe como se eles não tivessem outras opções. VAMOS FALAR SÉRIO!!!
Talvez eu esteja implicando demais, mas trata-se de uma escolha ruim, na minha opinião. eu não vou dar apoio a este filme. Não apenas pelo fato da óbvia decisão ruim de elenco com a Zoe, mas pelo fato de a própria filha da Nina Simone ser efusivamente contra o filme por muitos motivos (e eles são justificáveis). Eles podem ficar com o filme
Então… o que você acha desta escolha de elenco? Você vai assistir o filme, quando ele for lançado?
Notícias Recentes
Juiz absolve estudante acusada de injúria racial alegando “perturbação mental” por uso de álcool e drogas
'Funk Arte & Resistência': exposição será aberta ao público no aniversário de São Paulo