Na última quinta-feira (15), foi revelada a primeira imagem da atriz Fernanda Montenegro, 94, como protagonista do filme “Vitória”. Dirigido pelo genro Andrucha Waddington, o longa-metragem acompanha a história real de Dona Vitória, uma senhora de 80 anos que filmou da janela de seu apartamento a rotina do tráfico de drogas em Copacabana, no Rio de Janeiro, e denunciou à polícia, em 2005. Ela foi incluída no Programa de Proteção à Testemunha e sua identidade só foi revelada após a sua morte, em fevereiro de 2023.
Apesar de haver muita expectativa com o novo trabalho da atriz, muitas pessoas também questionaram a escalação nas redes sociais, já que na vida real, a Dona Vitória da Paz era uma mulher negra. “Acho que ela é gigante, mas é necessário a gente comentar que a Dona Vitória era uma mulher negra. Ela vivia em anonimato e seu rosto só foi revelado após a sua morte, quando o filme já estava em andamento, mas espero que se tenha uma menção na obra”, escreveu uma internauta no X (antigo Twitter).
Notícias Relacionadas
Sean “Diddy” Combs é preso em Nova York após acusações de tráfico sexual
Filmes com protagonismo negro são pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2025
“A Fernanda Montenegro é uma das maiores atrizes desse país! Ponto! Agora, colocar uma atriz branca para interpretar uma mulher preta, pra mim, não faz o menor sentido! O Brasil tem grandes atrizes pretas que poderiam fazer com louvor esse papel! Por exemplo, a gigantesca Zezé Motta!”, sugeriu outro internauta.
O nome verdadeiro da Dona Vitória era Joana Zeferino da Paz e sua naturalidade também foi trocada de alagoana para mineira. Ela morreu aos 97 anos, sendo 17 em anonimato forçado. O filme “Vitória” estreia nos cinemas dia 15 de agosto.
Até o momento, a Conspiração Filmes não se pronunciou publicamente sobre o caso.
Notícias Recentes
Quase um terço das cidades da Grande São Paulo terá apenas candidatos brancos à prefeitura
Sean “Diddy” Combs é preso em Nova York após acusações de tráfico sexual