Visto por mais de 60 mil pessoas “Contos Negreiros do Brasil” apresenta versão on line e ao vivo pelo Youtube

0
858

Na próxima sexta-feira, dia 19 de junho às 21h30, os canais oficiais do Sesc São Paulo no Youtube e Instagram receberão uma adaptação on line do espetáculo “Contos Negreiros do Brasil” de Marcelino Freire e direção de Fernando Philbert. O ator, diretor, dramaturgo, cientista social e filósofo Rodrigo França encabeça a encenação realizada ao vivo diretamente da sua casa com participação on line dos atores Aline Borges, Marcelo Dias, Mery Delmond, Milton Filho e Valéria Monã.

O espetáculo-documentário  fala sobre a condição real e atual da negra e do negro no Brasil. Os personagens veem as cenas por meio das estatísticas apresentadas pelo sociólogo e filósofo Rodrigo França, dados atuais que são expostos para a plateia. Os atores interpretam todos os personagens contidos no livro de Marcelino Freire, “Contos Negreiros”.

O público é levado a presentificar índices estatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias. A carne negra é exposta em suas dimensões e experiências reais, sociais e culturais.

O Sesc São Paulo realiza uma série de apresentações pela internet, com reconhecidos artistas brasileiros que sempre apresentam seus trabalhos nas unidades da instituição em todo o estado e, agora, em tempos de isolamento social por conta da crise causada pelo novo coronavírus, terão a experiência de levar seus repertórios a um número ainda maior de pessoas por meio dos canais oficiais @SescAoVivo no instagram e na página do SescSP no Youtube. Desde o dia 19 de março, uma nova transmissão ao vivo e exclusiva é oferecida, direto da casa do artista para a casa das pessoas. São lives musicais, todos os dias, às 19h, com transmissão em dois canais de perfis institucionais do Sesc São Paulo. Aos domingos, segundas, quartas e sextas, às 21h30, lives de teatro. Aos sábados, ao meio-dia, lives para crianças.

Realizado pela Diverso Cultura e Desenvolvimento em parceria com a Caboclas Produções, o espetáculo “Contos Negreiros do Brasil” estreou em 2017 no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, e desde então coleciona mais de 60 mil espectadores em diversas apresentações pelo Brasil, incluindo uma recente apresentação em Cabo Verde (África).

O público presentifica índices estatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias. A carne negra é constantemente exposta em suas dimensões e experiências reais, sociais e culturais. “Contos Negreiros do Brasil” é um espetáculo documentário sobre a condição real e atual da negra e do negro no Brasil; seja o jovem estudante, o gay negro, a negra hipersexualizada pela sociedade, o menor infrator, a prostituta ou a idosa.

Os personagens veem as cenas por meio de estatísticas apresentadas pelo ator, sociólogo e filósofo Rodrigo França, com dados atuais que são expostos para o público. Os atores Aline Borges, Marcelo Dias, Mery Delmond, Milton Filho e Valéria Monã. interpretam personagens contidos nos 12 contos do livro “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti – 2006), de Marcelino Freire. A direção é de Fernando Philbert e a direção musical é feita pela Maíra Freitas. As músicas do espetáculo são cânticos milenares da cultura Iorubá, vinda da cultura africana.

“Contos Negreiros” também faz uma grande homenagem aos personagens negros que fizeram história, mas que foram esquecidos ou embranquecidos, como: Machado de Assis, André Rebouças, Carolina Maria de Jesus, Virgínia Bicudo e Lima Barreto.

FICHA TÉCNICA

Texto: Marcelino Freire

Direção: Fernando Philbert

Assistente de Direção: Mery Delmond

Direção Musical: Maíra Freitas

Elenco: Rodrigo França, Aline Borges, Marcelo Dias, Mery Delmond, Milton Filho e Valéria Monã

Cenário e Figurino: Natália Lana

Iluminação: Vilmar Olos

Edição Audiovisual: Pedro Carneiro

Pesquisa: Rodrigo França

Produção: Gabrielle Araujo [Caboclas Produções]

Idealização: Fernando Philbert e Diverso Cultura e Desenvolvimento

Classificação Indicativa: 14 anos

Duração: 40 minutos

Serviço:

CONTOS NEGREIROS DO BRASIL

De: Marcelino Freire

Direção: Fernando Philbert

Com Rodrigo França e participação virtual de Aline Borges, Marcelo Dias, Mery Delmond, Milton Filho e Valéria Monã.

Única apresentação on line no dia 19 de junho, sexta, às 21h30, no Instagram e no Youtube da Rede Sesc São Paulo

Instagramhttps://www.instagram.com/sescaovivo/

Youtube https://www.youtube.com/sescsp

Comments