“Nego viaja” “Nego sempre atrasa” “Nego enrola”. Quando se é negro ou negra essas expressões sempre causam um desconforto. Mesmo a palavra negro não sendo proferida devidamente, a gente no fundo sente que é a da gente que estão falando e daí vem a irritação.
Pensando nessas situações incomodas, o cana Bola 8ito decidiu fazer um vídeo invertendo o cenário, ou seja, fazendo um homem branco, ouvir a expressão “branku” contrário de “nego” e o resultado é hilário.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Estreia do documentário Pequena África destaca o legado afro-brasileiro no Rio de Janeiro
“A inspiração do vídeo vem da reação do branco quando você reverte pra ele. É divertido quando um branco fala “nego” e você retruca com “branku”. Eles ficam desconcertados e ofendidos, é engraçado, faça o teste”, comenta Newman Costa responsável pelo roteiro e Direção do vídeo.
Mesmo com poucos vídeos o projeto Bola 8ito tem apresentado um trabalho de qualidade técnica e principalmente de reflexão fora do contexto “negro contra o sistema”. Por meio do humor e de um bom elenco, as mensagens são tanto para negros como para brancos, apesar da ideia ser de um canal afro-centrado.
“A proposta a priori era fazer vídeo de ficção. Sempre senti que faltam canais assim feitos por pretos e para pretos. O sarcasmo vem da minha personalidade. Acredito que o humor sarcástico quando acerta, provoca e leva à reflexão. Não gosto do texto literal, auto-explicativo, apesar de às vezes precisar. Mas tento usar o mínimo possível”, finaliza Costa.
Branku
Elenco: Jorge Guerreiro | Rafael Procópio | Rubens Alexandre Consulini
Roteiro e Direção: Newman Costa
Fotografia: Gislaine Miyono
Produção: Letícia Cristina
Som: Carol Castro
Edição: Sil Elis
Agradecimento: Rap Burguer
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar