Vidas após o cárcere são abordadas em “Depois das Grades”, nova série da Ponte Jornalismo

0
Vidas após o cárcere são abordadas em “Depois das Grades”, nova série da Ponte Jornalismo
Foto: Daniel Arroyo

Segundo o Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça 773 mil pessoas compõem a população carcerária, já de acordo com o Conselho Nacional de Justiça esse número é um pouco maior, sendo  812 mil pessoas. Esse número poderia representar a população de um município brasileiro, mas representa todas as pessoas em situação de cárcere 

Confira o trailer:

Notícias Relacionadas


Em entrevista ao Ponte Jornalismo, o cineasta Anderson Jesus, fundador da produtora Iracema Rosa e do portal Todos os Negros do Mundo, foi o responsável pela produção audiovisual de Depois das Grades, e disse que a série lhe trouxe “um grande aprendizado” ao lhe permitir conhecer ex-detentos que, em diversas ocasiões, haviam passado por experiências que o fizeram lembrar da sua própria vivência de menino negro nascido na periferia. “Eu sabia do impacto das questões sociais nas vidas de pessoas pretas e a relação que isso tinha com a criminalidade, a ação da polícia e o encarceramento em massa, mas nunca tinha visto de dentro. Pela primeira vez eu pensei que poderia ter sido eu. Eu tive oportunidades para entrar na criminalidade e não faltou vontade, pela falta de condições que a gente vivia. Vendo as vidas que elas levam, me identifiquei muito”, revela.

A série semanal conta como oito ex-detentos lidaram com sua vida após a prisão, o Brasil ocupa hoje o 3º lugar no ranking de maior população carcerária do mundo, mas o sistema de “ressocialização” é falho e centenas de milhares de detentos são postos a própria sorte após o tempo de encarceramento. Para provocar esse debate e estimular a busca para solucionar essa problemática a Ponte Jornalismo preparou por dois anos a série documental Depois das Grades, que vai contar a vida de oito dessas milhares de pessoas.

A estreia da série acontece nesta terça-feira (14/12), no site Depois das Grades e no Yahoo Notícias

Para Antonio Junião, diretor de arte e projetos especiais da Ponte, coordenou a produção da série, e falou sobre a experiência de abordar um assunto tão complexo “foi uma oportunidade de mergulhar a fundo na vida de pessoas que passaram por um dos sistemas mais antigos, desiguais e violentos ainda presentes de nossa sociedade que se pretende moderna: o cárcere”. Segundo ele, mostrar a vida após o cárcere permite “desconstruir esse imaginário racista, misógino e punitivista alimentado pelo Estado, que tem no encarceramento em massa e na guerra às drogas a solução para manter a pirâmide social às custas do silenciamento dos sonhos e esperanças das populações mais vulneráveis”.

A série é uma forma de entender melhor sobre a política brasileira e o encarceramento em massa que atinge em sua maioria pessoas pretas e periféricas, e entender que o sistema de “ressocialização” é praticamente inexistente

Sinopse:

Dividida em oito reportagens e sete minidocs, a série aborda os impactos do aprisionamento em oito vidas, pessoas de perfis variados de raça, classe e gênero, e conta as suas dificuldades que enfrentam para buscar se reintegrar à sociedade, sem qualquer apoio do Estado que um dia os encarcerou. A cada terça-feira, um novo capítulo.

Depois das Grades

Série original – Ponte Jornalismo

Produção Executiva – Iracema Rosa Filmes

Produção Geral – Ponte Jornalismo e TNM – Todos Negros do Mundo

Coordenação Geral de Projeto – Antonio Junião

Coordenação editorial – Fausto Salvadori

Produtor executivo/diretor – Anderson Jesus

Produtora executiva/ assistente de direção – Nidia Gabrielle

Reportagem e Pesquisa – Claudia Belfort

Foto – Daniel Arroyo

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display