Vamos dar um viva ao baião de dois neste Dia do Nordestino brasileiro

0
Vamos dar um viva ao baião de dois neste Dia do Nordestino brasileiro
Baião de Dois. Foto: Aline Chermoula.

Por Aline Chermoula

Muitos não sabem, mas 8 de outubro é Dia do Nordestino e para reverenciar este povo, nada melhor que uma boa receita de baião de dois, este prato tão saboroso e nossa chef sertaneja Aline Chermoula nos conta um pouco da história do prato e traz receita deliciosa.

Notícias Relacionadas


O ‘Baião de Dois’ é um prato típico do Nordeste do Brasil, come-se muito no Ceará, na Paraíba ganha uma cremosidade e seu nome é rubacão. É um preparado de arroz e feijão, usado preferencialmente o feijão de corda. Especula-se que nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”.

O Baião de Dois é um prato completo, ou seja, não precisa de acompanhamento. Para fazê-lo deve-se cozinhar o arroz no caldo do feijão já cozido e temperado, misturando o feijão cozido com o arroz na panela ainda no fogo.

Sua história remete aos tempos das grandes dificuldades do povo nordestino com as secas quando a comida era escassa e nada podia se estragar ou desperdiçar. Dessa forma, o povo uniu as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinha de carne seca e queijo de coalho, surgindo assim esse famoso prato da cozinha nordestina. Com o passar do tempo as receitas foram sendo adaptadas e diversificadas.

Confira aqui como preparar o Baião de Dois:
Ingredientes

1/2 kg de feijão verde
1 paio cortado em rodelas
2 tabletes de caldo de carne
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de coento picado
2 xícaras e 1/2 (chá) de arroz lavado e escorrido
150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas

Modo de preparo:

Deixe o feijão de molho um dia antes. No dia seguinte cozinhe o feião juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora.

Em outra panela doure a cebola e o alho, no óleo. Junte o coentro e o arroz e refogue bem. Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa.

Cubra o arroz com as fatias de queijo.
Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo.
Sirva acompanhado de carne-de-sol frita ou assada

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display