Por Aline Chermoula
Muitos não sabem, mas 8 de outubro é Dia do Nordestino e para reverenciar este povo, nada melhor que uma boa receita de baião de dois, este prato tão saboroso e nossa chef sertaneja Aline Chermoula nos conta um pouco da história do prato e traz receita deliciosa.
Notícias Relacionadas
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil
“Aquilombar é preciso”: Festival Gastronomia Preta celebra a culinária preta e fortalece empreendedores no Rio
O ‘Baião de Dois’ é um prato típico do Nordeste do Brasil, come-se muito no Ceará, na Paraíba ganha uma cremosidade e seu nome é rubacão. É um preparado de arroz e feijão, usado preferencialmente o feijão de corda. Especula-se que nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”.
O Baião de Dois é um prato completo, ou seja, não precisa de acompanhamento. Para fazê-lo deve-se cozinhar o arroz no caldo do feijão já cozido e temperado, misturando o feijão cozido com o arroz na panela ainda no fogo.
Sua história remete aos tempos das grandes dificuldades do povo nordestino com as secas quando a comida era escassa e nada podia se estragar ou desperdiçar. Dessa forma, o povo uniu as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinha de carne seca e queijo de coalho, surgindo assim esse famoso prato da cozinha nordestina. Com o passar do tempo as receitas foram sendo adaptadas e diversificadas.
Confira aqui como preparar o Baião de Dois:
Ingredientes
1/2 kg de feijão verde
1 paio cortado em rodelas
2 tabletes de caldo de carne
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de coento picado
2 xícaras e 1/2 (chá) de arroz lavado e escorrido
150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho um dia antes. No dia seguinte cozinhe o feião juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora.
Em outra panela doure a cebola e o alho, no óleo. Junte o coentro e o arroz e refogue bem. Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa.
Cubra o arroz com as fatias de queijo.
Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo.
Sirva acompanhado de carne-de-sol frita ou assada
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana