Tyler Perry decidiu interromper a expansão de US$ 800 milhões (£630 milhões) de seu complexo de estúdios em Atlanta após o lançamento do gerador de vídeos Sora da OpenAI, alertando para as possíveis consequências na indústria cinematográfica. O magnata do cinema e da TV dos EUA estava em processo de adicionar 12 novos estúdios de som ao seu empreendimento, mas suspendeu indefinidamente esses planos após testemunhar as “chocantes” capacidades demonstradas pelo Sora.
“Todo o projeto está atualmente em espera por causa do Sora e do que tenho observado”, disse Perry em entrevista ao Hollywood Reporter. “Recebi informações nos últimos anos de que isso estava por vir, mas não fazia ideia até recentemente, quando vi as demonstrações do que essa tecnologia é capaz. É surpreendente para mim.”
Notícias Relacionadas
Nova fase do "Tudo Pra Creator" mira na inclusão de pessoas negras no mercado de influência de beleza
Instituto Audiovisual Mulheres de Odun, liderado pela cineasta Viviane Ferreira, abre inscrições para programa de residência artística
O Sora, uma ferramenta de inteligência artificial lançada em 15 de fevereiro com acesso limitado a alguns pesquisadores e criadores de vídeos, impressionou muitos com sua capacidade de produzir cenas realistas a partir de simples prompts de texto. Os avanços tecnológicos apresentados pelo Sora preocupam Perry, que prevê impactos significativos em diversos setores da indústria cinematográfica, incluindo empregos de atores, editores, especialistas em som e equipes de transporte.
Perry destacou sua preocupação com a perda iminente de empregos na indústria, exemplificando com o caso dos trabalhadores da construção civil que não mais seriam necessários para a expansão de seu estúdio. Ele mencionou também o uso recente de inteligência artificial em dois de seus filmes, nos quais a tecnologia foi empregada para modificar sua aparência e economizar horas na maquiagem.
As preocupações com o impacto da inteligência artificial na indústria cinematográfica já foram evidenciadas em recentes greves de atores e escritores de Hollywood. No entanto, Perry ressaltou que será necessário um esforço conjunto de toda a indústria para enfrentar os desafios impostos pela rápida evolução tecnológica.
Notícias Recentes
Rock in Rio 2024: Will Smith, Tyla, Akon e IZA estão entre as principais atrações da segunda semana do festival
Indígenas e quilombolas representam mais da metade dos brigadistas no combate às queimadas no Brasil