Projeto que promove acesso à cultura de jogos eletrônicos, Diversigames, terá painel exclusivo no SXSW 2024

0
Projeto que promove acesso à cultura de jogos eletrônicos, Diversigames, terá painel exclusivo no SXSW 2024
Foto: Divulgação

No próximo dia 12 de março, o DiversiGames, projeto de inclusão social e digital que promove o acesso à cultura dos jogos eletrônicos, a tecnologia e inovação de grupos minorizados e pessoas em situação de vulnerabilidade, participará, pela primeira vez, do South by Southwest, maior festival de tecnologia, inovação, criatividade e cultura do mundo, que acontece anualmente em Austin, no Texas (EUA). A iniciativa inclusiva brasileira foi escolhida para ser apresentada na edição de 2024 do evento, em um Ignite Talk exclusivo sobre o impacto dos jogos eletrônicos na vida de quem não têm muitos recurso para usufruir das diferentes possibilidades de formação e experiências que o universo dos games proporciona. 

Márcio dos Santos Correa, de 26 anos, conhecido como Jamela, que foi um dos jovens impactados pelo projeto e hoje atua como embaixador e professor do DiversiGames, estará à frente da apresentação feita ao público. Nascido e criado no Engenho da Rainha, zona norte do Rio, ele viu a sua vida mudar quando teve a oportunidade de transformar o que era um divertimento em profissão, tornando-se uma referência no mundo dos games. Virou caster (narrador) em campeonatos de e-sports e atua como apresentador e roteirista no canal de TV Woohoo, especializado em games.

Notícias Relacionadas


“Estar no SXSW 2024 para falar sobre o DiversiGames, do qual me orgulho em participar, é relembrar a minha trajetória. Se hoje falo inglês e estou aqui me comunicando com o mundo, devo às aulas que tive no projeto. Foi por meio dele que me especializei em jogos eletrônicos, me tornando jogador profissional, e hoje dou aulas para pessoas pretas e periféricas como eu, transformando a vida delas também”, conta Jamela. Esta é a sua segunda viagem internacional: em 2023, ele esteve na Alemanha, participando da Gamescom, maior feira de games do mundo, a convite da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (Abragames) e com apoio da plataforma TikTok, para quem ele também produz conteúdo. 

Considerado o maior hub de ESG e Games no Brasil, o DiversiGames possui centros de formação no Rio de Janeiro – em breve chegará a São Paulo – e oferece 170 vagas a crianças a partir de 7 anos até jovens 18 anos em oficinas de letramento digital, com cursos sobre jogos eletrônicos (Minecraft, Fortnite, League of Legends, Free Fire, entre outros), criação de conteúdo (Creator) e desenvolvimento e programação de jogos 2D (Scratch 3.0), além de aulas de inglês e reforço escolar. Os espaços são adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD) e os cursos, com 10 meses de duração, possuem metodologia de ensino inclusiva para que todos possam participar. 

“É uma grande honra poder apresentar ao mundo o modelo de projeto social com games que estamos fazendo no Brasil e não existe em nenhum outro lugar do mundo, com o propósito de promover a inclusão digital e ampliar o acesso de grupos minorizados ao universo dos jogos eletrônicos, tendo como objetivo transformar vidas e gerar impacto positivo”, afirma o Diretor Executivo do DiversiGames, Ricardo Chantilly, idealizador do projeto.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display