O primeiro debate presidencial dos Estados Unidos aconteceu nesta última quinta-feira (27). Enfrentando Joe Biden, o republicano Donald Trump causou revolta entre a comunidade negra do país após declarar que os imigrantes estão ‘pegando os empregos negros’. Ele não explicou exatamente o que seria essa definição.
“O que explica a grande matança sobre os negros são os milhões de pessoas que ele tem permissão para entrar pela fronteira”, disse Trump. “Eles estão pegando empregos negros agora — e podem ser 18, podem ser 19 e até 20 milhões de pessoas. Eles estão pegando empregos negros, e estão pegando empregos hispânicos, e você ainda não viu, mas verá algo que será o pior da nossa história”.
Notícias Relacionadas
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Black jobs? pic.twitter.com/cqfGCRJ153
— IAMNJERA (@IAMNJERA) June 28, 2024
Nas redes sociais, usuários questionaram o que seriam ’empregos negros’. “Ainda não entendi o comentário sobre ’emprego negro’. Teria sido legal se houvesse um acompanhamento para entender o que ele estava tentando dizer”, publicou a Deputada Ilhan Omar. Outros internautas lembraram ainda que pessoas negras possuem, historicamente, um índice de desemprego maior que pessoas brancas nos EUA.
De acordo com a Casa Branca, de setembro de 2022 até fevereiro deste ano, sob o governo de Biden, a taxa de desemprego entre negros permaneceu abaixo de 6%. Em abril de 2023, a taxa de desemprego para trabalhadores negros caiu para 4,8%. Em abril deste ano, a taxa de desemprego para negros americanos era de 5,6%.
Sob o governo de Trump, a taxa de desemprego dos negros foi de cerca de 8% entre 2016 e 2020.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana