Torta de inhame: uma deliciosa receita com ingredientes ancestrais

0
Torta de inhame: uma deliciosa receita com ingredientes ancestrais
Imagens:@nogueirisse (1°) e @carolgherardi (2°)

A ancestralidade de uma cultura se revela também pela alimentação, pelos modos de preparar alimentos, os ingredientes escolhidos, as formas de consumo, são detalhes que revelam resistência de um povo em manter seus hábitos e costumes alimentares vivos.

Na cultura ancestral africana o inhame é conhecido por ajudar a depurar o organismo das impurezas causadas pelas doenças que colocam em casa o bom funcionamento do corpo. Este tubérculo tem a capacidade para eliminar toxinas através da urina e do suor.

Cheio de nutrientes, faz um bem danado á saúde!

Hoje trago a receita de torta de inhame do talentoso chef pernambucano @noguerisse Adoro esta receita prática, deliciosa e para torná-la mais ancestral ainda adicionei o macassá, a erva africana que carrega “o cheiro do mundo” como muitos dizem.

Torta de inhame, cacau ao perfume de macassá:

– 400 g de inhame

– 1 caixa pequena de leite condensado

– cacau e açúcar (a gosto)

– 50 gramas de açúcar

-100 gramas de cacau

– 200 ml de leite integral

– 150 g de manteiga

⁃12 folhas de macassá

Preparo:

Descasque o inhame e corte em rodelas. Cozinhe até o garfo entrar com facilidade. Escorra e reserve 100ml da água do cozimento.

Prepare uma infusão leite e as folhas de macassá (ferva o leite e adicione as folhas de macassá, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Bata no processador o inhame e a infusão até obter uma massa homogênea.

Leve a massa ao baixo, adicione a manteiga, o leite condensado, 70 gramas de cacau, o açúcar e mexa até a massa ficar uniforme. Coloque em refratário de vidro untado com manteiga, deixe refrigerar por 4 horas.

Quando estiver em consistência de pudim, polvilhe cacau em pó na superfície e sirva.Use raspas de limão e folhas de macassá levemente picadas, quando fizer marque a #porumcozinhadescolonizada

Comments

No posts to display