“Tira isso” executiva negra com formação internacional é humilhada pela chefe por conta de suas tranças e acaba demitida por protestar

0
“Tira isso” executiva negra com formação internacional é humilhada pela chefe por conta de suas tranças e acaba demitida por protestar

O racismo no ambiente de trabalho não escolhe cargo. Da copeira ao diretor, a discriminação se faz presente de diversas formas, que vão das diferenças salariais à intolerância com o cabelo. E foi isso que aconteceu com a desenvolvedora de negócios Luanna Teófilo. Com 35 anos, ela é mestre em Linguística pela Université Sorbonne Nouvelle e havia recentemente voltado ao Brasil onde estava atuando nas áreas de venda da PR Newswire, uma multinacional da área de Marketing e Relações Públicas.

“Eu trabalhava numa multinacional e como todos ambientes brancos, lá era bastante preconceituoso até que um dia a presidente diante de toda equipe ordenou que eu tirasse minhas tranças”, explica Luanna que já havia presenciado vários comentários racistas durante o período que ela trabalhou na empresa, mas nunca de forma tão direta como o “Tira isso”, proferido em alto e bom tom, pela presidente da companhia Thaís Antoniolli que que concluiu que  as tranças de Luanna eram inadequadas para o ambiente de trabalho.

Notícias Relacionadas


Indignada, Luanna pediu providências ao departamento de Recursos Humanos da empresa  que tentou uma reconciliação entre ela e Thais. A líder da PR Newswire no entanto, classificou como petulante a atitude de Luana ao exigir uma retratação. O caso foi levado à a sede da empresa nos EUA e um boletim de ocorrência também foi feito contra a presidente da multinacional.

Outro caminho para externar a sua inconformidade com o ocorrido foi a criação de uma página no Facebook chamada #tiraisso, onde Luanna começou a postar conteúdo sobre racismo no mercado de trabalho além de outras temáticas ligadas à questão racial.

Todo esse processo aconteceu desde de setembro, onde apesar do racismo e assédio moral sofrido, Luanna estava sendo bem avaliada e prestes, de acordo com colegas, a ser efetivada após o final do período de experiência. Porém depois de uma falta por motivos de saúde no dia 19 de outubro, a gerente de projetos foi demitida por “baixo desempenho”.

O lado da empresa

O Mundo Negro entrou em contato com a  PR Newswire para ouvir sua versão sobre o caso, por e-mail, eles emitiram a seguinte nota:

A PR Newswire, empresa global de serviços de comunicação, lamenta o mal entendido ocorrido em suas dependências. A companhia repudia qualquer tipo de intolerância e preconceito e ressalta que possui código de conduta e políticas internas que visam estabelecer o bom convívio no ambiente de trabalho, bem como a condução ética em seus negócios. Ainda, a PR Newswire entende que este é um tema importante e por este motivo dedicou todos os esforços para elucidar o episódio, que está devidamente esclarecido.”

Planos para o futuro

Luanna não pretende ficar parada após a demissão. Suas excelente formação e experiência internacional adquirida na França, Argentina e EUA, serão usadas para as suas próprias empresas. “Eu tenho uma empresa de desenvolvimento de negócios . No momento trabalho paralelamente em dois projetos”, diz Luanna que comanda a loja online produtos afro multiculturais BAP Store enquanto aguarda o andamento do caso.

 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display