Tiago Rogero lança livro do Projeto Querino, que revisita a história do Brasil sob uma perspectiva afrocentrada

0
Tiago Rogero lança livro do Projeto Querino, que revisita a história do Brasil sob uma perspectiva afrocentrada
Foto: Reprodução

Uma das principais vozes do jornalismo brasileiro, Tiago Rogero anuncia o lançamento do livro Projeto Querino: Um Olhar Afrocentrado Sobre a História do Brasil. A obra amplia a perspectiva introduzida em 2022 com o podcast homônimo da Rádio Novelo — vencedor do Prêmio Vladimir Herzog em 2023 e um dos mais ouvidos no país. Antes disso, Rogero já havia conquistado o público com os podcasts Vidas Negras e Negra Voz.

Inspirado no 1619 Project, trabalho da jornalista Nikole Hannah-Jones para o The New York Times, Rogero propõe um exame da história do Brasil centrado na experiência negra, colocando em foco o papel fundamental da população afrodescendente na formação do país. O projeto reúne um vasto material inédito, incluindo entrevistas e imagens de figuras históricas negras frequentemente ignoradas ou apagadas dos manuais escolares.

Notícias Relacionadas


O livro, publicado com apoio do Instituto Ibirapitanga, resulta de uma pesquisa profunda conduzida por uma equipe de mais de 40 especialistas, e expande os oito episódios do podcast. Segundo Rogero, o objetivo é “trazer à tona a centralidade dos negros e negras na construção do Brasil”, abordando desde figuras como Luiz Gama e Chiquinha Gonzaga até a PEC das Domésticas, que regulamentou os direitos de trabalhadoras domésticas em 2013.

No texto de orelha, a historiadora Ynaê Lopes dos Santos descreve o impacto do Querino como um “banho de chuva”, que incomoda, mas também traz uma nova clareza sobre as bases racistas e coloniais da sociedade brasileira. Para Rogero, o livro busca conectar o passado à realidade contemporânea, abordando temas como os efeitos da diáspora africana e a resistência cultural e política das populações negras.

Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimentos, Rogero, que também é correspondente do jornal The Guardian na América do Sul, consolida sua trajetória com esta nova obra, conduzindo o leitor por um percurso que mistura dor e resiliência, ao mesmo tempo que reflete sobre o apagamento histórico e a importância de uma nova escuta.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display