Thais Ferreira será presidente da comissão dos direitos da criança e do adolescente na câmara do Rio

0
724
Foto: Reprodução

A mesa diretora da Câmara de Vereadores do Rio anunciou oficialmente a composição das próximas comissões que funcionarão na Casa. Estas comissões têm a função de fiscalizar e fortalecer políticas com foco em temas específicos, realizando audiências públicas, escutas, convocando autoridades e membros da sociedade civil, produzindo relatórios e oficiando gestores no poder executivo e no sistema de justiça.

A vereadora Thais Ferreira (PSOL).ocupará a presidência da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente sendo a primeira vez que uma mulher negra terá essa responsabilidade no parlamento da cidade, Thaís ocupará um cargo estratégico para promoção de medidas que protejam maternidades e juventudes de risco, com maior grau de vulnerabilidade, e suas famílias.

À Comissão ficará precisa acompanhar a situação dos abrigos públicos que acolhem jovens sob a tutela do Conselho Tutelar, a situação das creches municipais e as políticas de desenvolvimento dos adolescentes, evitando a evasão escolar.

Há mais de 10 anos, desde que em um episódio traumático perdeu seu primeiro filho em um caso de violência obstétrica, a vereadora Thaís Ferreira vem atuando junto de uma redes de mães para educação em saúde de gestantes, lactantes e famílias com crianças na primeira infância. Ela já teve um projeto deste tipo premiado e reconhecido no nível nacional por isso sua indicação para o cargo é tão importante.

Os legisladores reconheceram a capacidade e o conhecimento de Thais no assunto, e a sua disposição para construir uma trajetória propositiva no cargo.

Ainda na campanha eleitoral, Thaís repetia: “se a cidade for boa para crianças e mães, ela será boa para todo mundo”. É a sua interpretação do mulherismo africano, ancorado no eixo “raiz e futuro”.

Comments