Já parou pra pensar em quantos termos racistas reproduzimos em nosso dia a dia, mesmo sem perceber? Alguns são óbvios, mas outros, nem tanto. Uma das maiores provas de que o preconceito e a opressão social estão enraizados na sociedade, é que termos ofensivos e abomináveis são tratados como naturais no nosso cotidiano. Precisamos aprender para nunca mais errar. E ensinar, acima de tudo. Seguem alguns exemplos para que sirvam de aprendizado:
 
DENEGRIR
 
Pela origem da palavra quer dizer “tornar negro”. Remete a ideia que tudo que é associado ao negro é negativo, é ruim.
 
SINÔNIMOS/ALTERNATIVAS:
Difamar.
 
MERCADO NEGRO / HUMOR NEGRO / LISTA NEGRA
Traz a mesma premissa de denegrir, de dar uma ideia negativa para tudo que é associado ao negro. Porque é negro é ruim? É errado?
 
ALTERNATIVAS/SINÔNIMOS:
Mercado clandestino / Lista proibida / Humor ácido
 
INVEJA BRANCA
 
A ideia do branco como algo positivo. Porque é branco, é bom. Se fosse preto seria ruim?
 
CRIADO MUDO
 
Era o escravizado ou criado que ficava em pé, ao lado da cama a noite toda em silêncio, normalmente segurando água e objetos para servir os “senhores”.
 
ALTERNATIVA:
Mesa de cabeceira
 
FEITO NAS COXAS
 
As telhas das casas antigamente eram moldadas nas coxas dos escravizados e como eles tinham corpos diferentes, as telhas não ficavam no mesmo formato e, por isso, estariam mal feitas.
 
MEIA TIGELA
 
Quando o escravizado cumpria sua função, ganhava uma tijela cheia de comida. Quando não, ganhava apenas a metade era apelidado como “meia tigela”.
 
MULATA
 
A palavra faz referência a “cor de mula”. Ou seja, compara uma pessoa negra de a um animal. Pior ainda quando usa “mulata tipo exportação”, reforçando a visão do corpo da mulher negra como mercadoria.
 
NÃO SOU TUAS NEGAS
 
Na época da escravidão, as mulheres negras eram propriedades dos homens brancos e eles faziam o que bem entendessem com elas. O termo remete a questão do racismo estrutural. “Não sou tuas negas pra fazer o que quiser”
 
CABELO RUIM / DURO / PIXAIM
Não existe cabelo ruim, ruim é o seu preconceito. Existe cabelo afro, crespo, cacheado, ondulado…
 
PRETO DE ALMA BRANCA
 
Tentam elogiar um preto como uma pessoa boa chamando de “preto de alma branca”, porque ele é “diferenciado”. Esse nem preciso explicar muito né?
 
BOÇAL
Expressão para chamar alguém de ignorante, com falta de conhecimento, com referência ao escravizado recém chegado ao Brasil, que não sabia falar a língua portuguesa.
 
NHACA
 
Inhaca é uma Ilha de Maputo, em Moçambique, onde vivem até hoje os povos Nhacas, um povo Bantu. Chamam de inhaca o odor corporal, relacionado a um povo preto.

A COISA TÁ PRETA
 
A fala racista se reflete na associação entre “preto” e uma situação desconfortável, desagradável, difícil, perigosa, negativa.

Notícias Relacionadas


Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments