Teatro Vivo em casa apresenta ‘Numa terra estranha – 12 respirações’ com Sidney Santiago Kuanza

0
Teatro Vivo em casa apresenta ‘Numa terra estranha – 12 respirações’ com Sidney Santiago Kuanza

Notícias Relacionadas


“Numa Terra Estranha – 12 Respirações” é um convite para adentrar um ‘barraco virtual’ e acompanhar um carteiro, uma passista de escola de samba, um peixeiro e uma empregada doméstica; figuras alegóricas que aparecem neste jogo emblemático entre ser e estar. Estas figuras marginais reivindicam a palavra para falar em primeira pessoa e em legítima defesa sobre amor, rebeldia e afeto.

A partir de 12 respirações o público é convidado a repassar o olhar sobre aqueles que normalmente são subalternizados, mas guardam consigo uma joia rara: A Luta pela liberdade. Entre denúncia, imobilidade e traumas, o amor e o amor próprio são plataformas de superação do ressentimento e passa a ser um signo constante da encenação pela liberdade.

“Numa Terra Estranha – 12 Respirações”, é um mergulho na poesia negra e de protesto contemporânea. Poetas como Cruz e Souza, Solano Trindade, Oswaldo de Camargo, Cristiane Sobral, Marcelino Freire, entre outros constróem a teia dessa narrativa, que não abre mão da ternura para falar de emancipação.


A Dramaturgia do projeto é do interprete Sidney Santiago Kuanza, e conta com uma seleção de 12 poetas importantes dentro da poesia negra brasileira, e ainda constam poesias de dois autores brancos que são aliados na luta antirracista. Nomes como Cristiane Sobral, Carlos Assumpção, Oswaldo de Camargo, José Fernando Peixoto de Azevedo, Abdias Nascimento e Marcelino Freire estão entre os selecionados.

A Montagem é uma continuidade da pesquisa do interprete que fundou a Cia Os Crespos (2005) e em 2013 o Selo Homens de Cor, que mantém uma pesquisa sobre masculinidades negras, racismo e o impacto da escravidão na afetividade brasileira.

“Numa Terra Estranha – 12 Respirações” é a continuidade dessa pesquisa que aposta na poesia como uma tábua estética para tematizar a sobrevivência, a resistência e anunciação negra.

SINOPSE:
Um carteiro, uma passista de escola de samba, um pai , uma empregada doméstica são as figuras/personas que aparecem neste jogo emblemático entre ser e estar. Figuras marginais que em primeira pessoa, tomam a palavra encarando o amor, rebeldia e o afeto. Entre 12 respirações dentro de uma instalação audiovisual, o público é convidado a repensar um olhar, sobre os que normalmente são subalternizados, mas guardam consigo uma jóia rara.

SERVIÇO:

“Numa Terra Estranha – 12 Respirações”
Com Sidney Santiago Kuanza

Sábado, 12 de Setembro, às 20h
Live pelo projeto Teatro Vivo em Casa (Teatro Vivo)
Os ingressos são gratuitos e limitados, disponíveis a partir de inscrição via plataforma @vivo.cultura, no Instagram.

Duração 37 min. | 14 anos

Ficha Técnica
Concepção, direção e interpretação: Sidney Santiago Kuanza
Desenho de Luz e Dramaturgia de Imagens: Edu Luz
Direção de Movimento: Kenia Dias
Trilha Sonora: Dani Nega
Fotos: Pedro Jackson
Assessoria de imprensa: Rafael Ferro
Produção: Rafael Ferro e Sidney Santiago Kuanza
Uma realização – Selo Homens de Cor

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display