Tamarindo: uma delícia africana para receitas incríveis

0
Tamarindo: uma delícia africana para receitas incríveis
Imagem: Aline Chermoula

Muita gente acha que o tamarindo é indiano por conta do sua presença em receitas deste país, mas na verdade, o tamarindo é africano!

Tamarindus indica, seu nome científico, é uma fruta. Ele vem do tamarindeiro, uma árvore originária da África equatorial e que pode atingir até 30 metros de altura. Muito consumido no sul da Ásia, aqui no Brasil o tamarindo ainda não é muito popular. Um dos seus principais benefícios é ser considerado um laxante natural.

O alto teor de fibra alimentar melhora o funcionamento do intestino e combate a prisão de ventre, o suco gástrico é estimulado, o que acelera a digestão. Essa fruta também estimula a atividade da bile, o que ajuda a dissolver mais rapidamente os alimentos ingeridos.

Uma curiosidade é que, mesmo que pareça estranho e contraditório, estudos mostram que o tamarindo também pode ser eficaz para combater a diarreia crônica.

Ele também faz muito bem para o coração, porque possui uma boa quantidade de potássio, que ajuda na redução da pressão arterial. Além disso, as fibras também ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

É uma ótima fonte de ferro, sendo um bom alimento para ajudar a combater a anemia. O ferro também melhora a circulação, garantindo uma boa taxa de glóbulos vermelhos no sangue e uma boa circulação de oxigênio por todo o corpo.

Com propriedades anti-inflamatórias, o tamarindo é muito utilizado na preparação de remédios fitoterápicos e pode ajudar a reduzir a dor de artrite e doenças reumáticas. O tamarindo também contém magnésio, que ajuda a combater a insônia, e ácido fólico, ótimo para mulheres grávidas.

Como se já não bastasse, ainda é fonte de vitamina C, que age como um antioxidante e fortalece o nosso sistema imunológico. Além de consumir a fruta propriamente dita, que tem uma mistura de doce e azedinho em seu sabor, o tamarindo também pode ser usado para fazer doces, sucos, chás, licores. Também é bastante usado como tempero e ingrediente de molhos.

Hoje trago pra vocês já receita deliciosa de doce de tamarindo. Doce fácil de ser preparado, só dá um pouquinho de trabalho na hora de descascar, minha sugestão é convocar as crianças para ajudarem a quebrar a fava separando a casca durinha dos bagos da fruta. E quem tiver coragem de provar, o seu sabor é bem ácido… Fica o desafio!!! vale super a pena, garanto!

Geleia de tamarindo:

INGREDIENTES

• Para 1 kg de tamarindos

• 700g de açúcar

• 1 cm de pau de canela

• 5 cravos

Preparo:

Descasque os tamarindos, coloque os bagos de fruta em uma tigela, cubra com água e descarte a água, apenas para lavá-los. Cubra-os novamente com água e deixe-os de molho de um dia para o outro. No dia seguinte solte as sementes, dos bagos das frutas, elas vão escorregar facilmente. E coloque apenas a polpa obtida e a água onde ficou de molho em uma panela, acrescente o açúcar, a canela e os cravos.

Cozinhe mexendo algumas vezes com uma colher de pau até o doce tomar ponto, quer dizer até aparecer bem o fundo da panela. Aguarde até esfriar para retirar da panela. Se o doce ficar muito duro, junte meia xícara de água e mexa até ferver. Se ficar muito mole, cozinhe mais um pouco. Não tem ponto errado uma vez que o açúcar é solúvel e é simples de se consertar até um ponto de geleia mais durinho ou mais macio.

Comments

No posts to display