Taís Araujo teve mais espinhas durante o isolamento e o protetor solar fez a diferença

0
736
Dona de uma pele impecável, Tais Araújo já tem alguns cuidados anti-envelhecimento (Foto: Juliana Coutinho)

Skincare (ou cuidados com a pele) deveria estar numa lista de prioridades no nosso cotidiano, assim como nos alimentar! Cuidar, limpar, tonificar e proteger a pele são passos da rotina de um autocuidado, mesmo estando dentro de casa. Se engana quem pensa que estar dentro de casa não se faz necessário usar protetor solar.

Para a maioria das pessoas, cuidar do próprio cabelo e da pele em casa, sem a ajuda de profissionais, passou a ser uma grande descoberta, e desafio também! Que produtos usar? Como fazer? Qual rotina preciso adotar se estou dentro de casa? E tempo… pra fazer isso? Perguntas como essas surgiram para todos nós. E fomos descobrindo que o ritual de autocuidado representa um momento de pausa, um momento para cuidar de si.

Muitos tutoriais têm nos ajudado com dicas de rotinas de cuidado com a pele e com o cabelo, cada pessoa encontrou um jeito diferente de fazer. E convidamos uma das pessoas que tem feito muitos tutoriais maravilhosos, ajudando a todos nós com dicas de cuidados com a pele e também compartilhando os desafios dessa rotina: Taís Araujo.

Estamos acompanhando os seus tutoriais ma-ra-vi-lho-sos (obrigada por compartilhar!) que nos incentiva a olhar pra dentro, a se cuidar e nos ajuda com dicas de aplicação e produtinhos. Essa rotina de autocuidado com o cabelo e a pele já era algo que você praticava ou começou com a quarentena? Quais foram os desafios que enfrentou?

Não, eu já fazia, já tinha as minhas rotinas de autocuidado, mas durante o auge do isolamento, no ano passado, tipo abril, maio. Nossa! Foi muito difícil. E aí, eu não fazia como um ritual de autocuidado, engraçado, eu acho que teve uma outra conotação durante o período mais racho da quarentena, que era o momento importante que eu devia parar para olhar para mim. Acho que essa foi a grande transformação.

Quais produtos são importantes na sua rotina de cuidados com a pele? Por exemplo, assistimos a live que você fez para L’Oréal sobre UV Defender, e você compartilhou que sempre passava protetor solar desde os 11 (ou 14) anos, que o protetor solar é “um diferencial na sua vida” e que durante a quarentena, por não sair de casa e a rotina de trabalho não ser diária, esquecia de passar. Muitxs de nós deixamos de lado o protetor solar nesse período, esquecemos que a luz visível também causa manchas e lesões. Uma dica importantíssima essa, não?

É! Eu esquecia de usar. Nossa! E eu não sei por que, tive alguma coisa hormonal durante a quarentena, estava cheia de espinha, coisa que eu nunca tive e tive que passar a cuidar mesmo da minha pele e o protetor solar é maravilhoso. Primeiro que as manchas que a gente tem vêm das telas, vem dessa tela azul que a gente fez muito uso e quando eu tive essa questão das espinhas, durante a quarentena, que eu acho que foi de estresse, na verdade. Aí! Eu tive que caprichar muito no filtro solar, porque a minha pele mancha muito, para não ficar com a mancha da espinha. Então o filtro solar eu uso desde os 11 anos de idade. Eu já contei isso, a minha mãe tem uma queimadura crônica com ácido retinóico e aí, desde então ela introduziu esse hábito à gente. Pra gente é igual a escovar os dentes.

E como é a sua rotina de cuidados com a beleza (pele e cabelo) em meio às demandas de casa, mãe, esposa e profissional? O que considera o “básico”, que não deixa de usar? Porque tem dias que não estamos super empolgadxs, né? Algumas pessoas têm a percepção de que produtos para a pele são caros. E tem produtos que são acessíveis, quais dicas você tem?

Filtro solar eu uso o UV Defender todos os dias, agora então, esse que tem UV Defender com ácido retinoico eu uso todos os dias, uso com cor quando vou para a rua, se eu precisar ir para a rua, e uso o sem cor para ficar em casa, obviamente escovar os dentes (risos). Cabelo eu procuro uma vez por semana dar uma hidratada, eu lavo o cabelo duas vezes por semana só ou três e toda vez que eu lavo, passo ou uma cápsula de reparação Total 5, já fica no meu box, e quando eu tenho mais tempo, faço uma hidratação que demora mais um pouquinho de tempo e dedico mais tempo da minha vida ao cabelo. Mas toda vez que eu lavo, passo uma cápsula de recuperação.

Foto: Reprodução Instagram

O tempo é um aliado pra nossa saúde, mental e física. Um dos grandes desafios de muitas pessoas é conseguir administrá-lo. Dar pausas, respirar, controlar as emoções, se cuidar… Esses últimos períodos em casa, o que te ensinou sobre o tempo? As suas lives nos passam a percepção de uma Taís gente da gente, que vai lá e faz! Descobre coisas, erra, acerta, aprende, ri, chora.. que tem dias uhull empolgada e dias que não tá afim e tudo bem também! Como tem sido os seus momentos, como se manter equilibrada para dar essas pausas e se cuidar, se acarinhar, se dengar?

Nossa! Eu aprendi na vida, na quarentena, acho que o grande aprendizado foi respirar, sabia? Meditar, respirar, olhar para mim, entender que o desespero, o nervoso, não adiantava, era uma comunicação ineficiente com os meus filhos, com o meu marido e até comigo mesma. Que o nervoso, a agitação, a raiva, eu tinha que esperar abaixar a poeira para poder me comunicar, porque senão, não conseguia o que eu queria e o que me ajudou isso, de fato, foi a meditação. A meditação me ajuda muitíssimo.

Pra você ter sua pele sempre bem cuidada, crie uma rotina para os seus dias, começando com o protetor solar para proteger a pele da luz visível, que são as luzes de casa, da TV e do computador, que podem sim causar manchas na pele.

Se você não sabe a quantidade certa do protetor solar, a gente te ajuda nisso também! Anota a receita aqui:
Considere uma colher de chá para o rosto, o pescoço e o colo, outra para cada braço, outra para o tronco inferior e posterior e outra para cada perna.

O protetor solar UV Defender FPS 60 da L’Oréal Paris oferece as versões com e sem cor, anti-oleosidade com efeito matte ou hidratante e ação antifotoenvelhecimento. Enriquecida com ácido hialurônico puro, a linha UV Defender previne linhas de expressão, rugas e manchas solares. Alguns dermatologistas recomendam que é melhor se for com cor, pois a base tem partículas que trazem mais proteção, além de se proteger, você ainda está maquiada! Mas atenção aqui! Produtos que vem com protetor solar não liberam o uso do mesmo, ok?

Você sabia que 80% do envelhecimento da pele é causado pelos raios uv?

A nossa pele, mesmo tendo mais melanina, tem uma tendência a manchar porque o fator de proteção na pele negra é muito baixa. Por isso, na sua rotina de beleza, comece sempre pelo protetor solar, mesmo que passe o dia dentro de casa.

Comments