Suprema Corte dos EUA derruba direito legal ao aborto; decisão é retrocesso para mulheres negras e pobres

0
Suprema Corte dos EUA derruba direito legal ao aborto; decisão é retrocesso para mulheres negras e pobres
Foto: Getty Images

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou por seis votos a três, a decisão aprovada em 1973 conhecida como “Roe versus Wade“, que garantia às mulheres o direito legal ao aborto no país, nesta sexta-feira (24).

A decisão teve um rascunho vazado em maio deste ano, e já mostrava a vitória para o partido Republicano e o conservadorismo do país, que já desejavam proibir a legalização do aborto.

De acordo com a reportagem da BBC, oito em cada dez pacientes da Clínica Hope Medical Group, em Louisiana, vivem abaixo do nível de pobreza nacional, e cerca de 60% se identificam como afro-americanas.

Além disso, apesar das pessoas negras representarem 13% da população nos EUA, as mulheres negras constituem mais de um terço dos abortos relatados no país. As mais pobres, são as que mais procuram pelo procedimento, e as minorias étnicas são justamente as mais afetadas pela desigualdade de renda.

Segundo dados do CDC, menos mulheres realizaram abortos nos EUA, na última década. Houve um recuo de 18% entre 2010 e 2019.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display