Sugestão de presentes (afro) educativos para o dia da criança

0
1651

Por Marília Gonçalves 

Dia 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora aparecida, padroeira do Brasil, mãe do menino Jesus, é uma data muito esperada pelos pequenos, que ficam ansiosos pelos presentes que ganharão.

Porém, em tempos de crise e, em uma época em que as crianças, até os mais pequeninos, brincam em celulares e computadores, pensar em presenteá-las com algo que não seja eletrônico, parece ser algo fora da realidade.

Por isso, este ano, o Site Mundo Negro trouxe para seus leitores dicas de presentes nada convencionais, pouco procurados para as crianças e super econômicos. Os Livros!

Selecionamos algumas obras que retratam, de forma lúdica, crianças negras como protagonistas de histórias que trazem muita informação e, ao mesmo tempo, divertimento para os pequenos.

Confira:

Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, conta a história de um coelho branquinho que queria ter uma filha pretinha porque adorava a cor da menina do laço de fita, mas ele não sabia como a menina tinha herdado aquela cor. Como ela também não sabia, procuravam explicações, até que eles descobriram que a cor era um fator genético e, que se ele queria ter um filhote pretinho, teria de se casar com uma coelha pretinha.


O Menino Nito
, livro de Sônia Rosa, fala sobre um menino que por tudo chorava. Seu pai, achando que ele já era crescido para tanto “chororô”, dispara o seguinte discurso já tão conhecido: “Você é um rapazinho, já está na hora de parar de chorar à toa. E tem mais: homem que é homem não chora.” O menino deixou de chorar e ficou doente. O médico resolveu o seu problema: o menino precisava chorar para não voltar a adoecer.

Chuva de Manga é do californiano James Rumford. O livro traz a realidade que é a seca no país africano Chade e as ideias e sonhos de uma criança que espera, ansiosamente, pela chuva que cai no início do ano e favorece o florecer das mangueiras, que ficarão carregadas de mangas maduras alguns meses depois.

O Cabelo de Lelê, de autoria de Valéria Belém, é todo poético. Desenvolvido para ajudar as meninas pretinhas  a descobrirem o quão belos são seus cabelos e sua descendência africana.

Luana – As Sementes de Zumbi, de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, traz um pouco da história dos quilombos e suas lutas. Luana é “transportada” para aquela época e tem a chance de vivenciar a rotina de seus antepassados e recebe de Zumbi sementes que devem ser cultivadas para que o sonho da liberdade nunca se perca.

Preços: de R$ 18,00 a R$ 26,00

Onde encontrar: www.saraiva.com.brwww.fnac.com e                       www.livrariacultura.com.br

 

Comments