Incluindo a brasileira Sônia Guajajara, a renomada revista TIME divulgou nesta segunda-feira (23) sua lista anual de pessoas mais influentes do mundo. A tabela elenca as 100 pessoas de maior destaque em 2022, que desempenham papéis importantes nas áreas do entretenimento, política, esportes, negócios, entre outros campos. A lista é classificada em seções de artistas, inovadores, titãs, líderes, ícones e pioneiros.
Descrita como uma pioneira, Guajajara foi homenageada por sua luta pelos direitos das populações originárias. “Os pais de Sônia não sabiam ler e ela teve que sair de casa aos 10 anos para trabalhar. Apesar disso, ela desafiou as estatísticas e conseguiu se formar em uma universidade. Desde muito cedo, ela luta contra forças que tentam exterminar as raízes de sua comunidade há mais de 500 anos“, destacou o texto publicado pela TIME e escrito por Guilherme Boulos. “Sônia resistiu e continua resistindo até hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre de povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista…Sônia Guajajara está na linha de frente da luta contra a tentativa do governo Bolsonaro de destruir as terras indígenas, junto com a floresta amazônica”.
Notícias Relacionadas
Beyoncé estaria em negociação para show na Praia de Copacabana em 2025, diz colunista
Iza dá luz à Nala, sua filha com o jogador de futebol Yuri Lima, na manhã deste domingo
Além de Guajajara, personalidades consagradas como Oprah, Zoë Kravitz, Mary J. Blige e Jazmine Sullivan também foram homenageadas. Para a TIME, quem escreveu sobre Oprah foi Michelle Obama. “Cada projeto que ela toca segue o mesmo padrão, nos pedindo para pensar criticamente sobre nossa sociedade e como ela funciona, nos lembrando de nossa humanidade comum e nos desafiando a tomar nossas vitórias e fracassos, nosso orgulho e vulnerabilidade – e fazer tudo ser visto“, escreveu a ex- primeira dama dos Estados Unidos. “Quer ela esteja conversando com estrelas pop, presidentes, colegiais, acadêmicos – ou ela esteja perguntando sobre sua vida tomando um copo de vinho na sala de estar – Oprah sempre teve essa habilidade incrível de nos abrir, ouvir além de nossas palavras e descobrir uma verdade maior, ser vulnerável conosco de uma maneira que nos permita ser vulneráveis de volta“.
Dentro da seção de inovação, quem ganhou destaque foi a atriz Zendaya, vencedora do Emmy de ‘Melhor Atriz em Série Dramática’ por sua atuação em ‘Euphoria’, a estrela também segue em alta por sua atuação no cinema e no mundo da moda. “Para mim, Zendaya tem mil anos. Ela já viveu muitas vidas antes desta”, escreveu o diretor Denis Villeneuve. “E, no entanto, ela é tão jovem quanto a primavera. Por algum paradoxo inextricável, ela também dá a impressão de ter nascido em um futuro distante. Ela é atemporal, e ela pode fazer tudo. Ela é uma força criativa autônoma“.
Outros homenageados na lista TIME incluem o vencedor do Álbum do Ano no Grammys 2022, Jon Batiste, a vencedora do Oscar 2022, Ariana DeBose, a estrela Issa Rae, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022, Francis Kéré, a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley e a profissional Ketanji Brown Jackson, primeira juíza negra da Suprema Corte dos Estados Unidos.
Confira outros nomes a lista completa da TIME, clicando aqui.
Notícias Recentes
Equipe de Ludmilla afirma que não convidou Blogueirinha para realizar programa no Numanice e esclarece a situação
Geógrafa norte-americana, Ruth Gilmore, discute abolicionismo penal e capitalismo racial na Unicamp