Sônia Guajajara, Oprah e Zendaya. Fotos: Brasília / Gianluigi Guercia/ AFP / TIME.

Incluindo a brasileira Sônia Guajajara, a renomada revista TIME divulgou nesta segunda-feira (23) sua lista anual de pessoas mais influentes do mundo. A tabela elenca as 100 pessoas de maior destaque em 2022, que desempenham papéis importantes nas áreas do entretenimento, política, esportes, negócios, entre outros campos. A lista é classificada em seções de artistas, inovadores, titãs, líderes, ícones e pioneiros.

Sonia Guajajara em pose oficial. Brasília.

Descrita como uma pioneira, Guajajara foi homenageada por sua luta pelos direitos das populações originárias. “Os pais de Sônia não sabiam ler e ela teve que sair de casa aos 10 anos para trabalhar. Apesar disso, ela desafiou as estatísticas e conseguiu se formar em uma universidade. Desde muito cedo, ela luta contra forças que tentam exterminar as raízes de sua comunidade há mais de 500 anos“, destacou o texto publicado pela TIME e escrito por Guilherme Boulos. “Sônia resistiu e continua resistindo até hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre de povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista…Sônia Guajajara está na linha de frente da luta contra a tentativa do governo Bolsonaro de destruir as terras indígenas, junto com a floresta amazônica”.

Notícias Relacionadas


Oprah. Foto: Tom Cooper / Getty Images.

Além de Guajajara, personalidades consagradas como Oprah, Zoë Kravitz, Mary J. Blige e Jazmine Sullivan também foram homenageadas. Para a TIME, quem escreveu sobre Oprah foi Michelle Obama. “Cada projeto que ela toca segue o mesmo padrão, nos pedindo para pensar criticamente sobre nossa sociedade e como ela funciona, nos lembrando de nossa humanidade comum e nos desafiando a tomar nossas vitórias e fracassos, nosso orgulho e vulnerabilidade – e fazer tudo ser visto“, escreveu a ex- primeira dama dos Estados Unidos. “Quer ela esteja conversando com estrelas pop, presidentes, colegiais, acadêmicos – ou ela esteja perguntando sobre sua vida tomando um copo de vinho na sala de estar – Oprah sempre teve essa habilidade incrível de nos abrir, ouvir além de nossas palavras e descobrir uma verdade maior, ser vulnerável conosco de uma maneira que nos permita ser vulneráveis ​​de volta“.

Zendaya durante passagem por Cannes 2021. Foto: JOEL C RYAN.

Dentro da seção de inovação, quem ganhou destaque foi a atriz Zendaya, vencedora do Emmy de ‘Melhor Atriz em Série Dramática’ por sua atuação em ‘Euphoria’, a estrela também segue em alta por sua atuação no cinema e no mundo da moda. “Para mim, Zendaya tem mil anos. Ela já viveu muitas vidas antes desta”, escreveu o diretor Denis Villeneuve. “E, no entanto, ela é tão jovem quanto a primavera. Por algum paradoxo inextricável, ela também dá a impressão de ter nascido em um futuro distante. Ela é atemporal, e ela pode fazer tudo. Ela é uma força criativa autônoma“.

Outros homenageados na lista TIME incluem o vencedor do Álbum do Ano no Grammys 2022, Jon Batiste, a vencedora do Oscar 2022, Ariana DeBose, a estrela Issa Rae, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022, Francis Kéré, a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley e a profissional Ketanji Brown Jackson, primeira juíza negra da Suprema Corte dos Estados Unidos.

Confira outros nomes a lista completa da TIME, clicando aqui.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments