Nesta sexta-feira (23) ocorre gratuita e virtualmente o “Black Spring” do Afropunk a maior plataforma de cultura negra do mundo e já teve edições anuais em Nova Iorque, Atlanta, Paris, Londres e Joanesburgo neste ano terá a presença de artistas Seu Jorge, Jup do Bairro, Black Pantera e Luedji Luna;
Após as apresentações do Black Spring, acontece o evento Tiny Desk meets AFROPUNK, primeira parceria do festival com a plataforma NPR Music’s Tiny Desk
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
Neste ano, assim como em 2020, as edições acontecerão com uma estreia virtual no dia 23 de abril celebrando o “Black Spring” inspirado em novos começos e na mudança de estação nos EUA.
“À medida que o mundo e as comunidades Negras em todo o globo começam a se recuperar de um ano de revolta massiva, estamos avançando para criar espaços de libertação e celebração Negra. Os eventos do ano passado trouxeram conversas sobre experiências negras diferenciadas e variadas em toda a diáspora. Olhando em direção ao sol, esperamos que este festival seja uma releitura da unidade negra e aproveite a oportunidade para celebrar nossos muitos parentes afro-latinos, afro-caribenhos e afro-descendentes”, explica Tina Ferris, produtora artística do AFROPUNK.
Na programação de shows que se inicia às 13h (horário de Brasília), estão o cantor Seu Jorge, a cantora Jup do Bairro e a banda Black Pantera representando o Brasil e marcando, definitivamente, a incorporação do Brasil no evento global.
Completam o lineup a rapper Rico Nasty e a banda Seafoam Walls dos Estados Unidos; o grupo ChocQuibTown e o duo Dawer x Damper da Colômbia; e o artista jamaicano Projexx. A chef e atriz da série ‘She’s Gotta Have It’, Santana Caress Benitez será a apresentadora da noite.
Outra novidade é que o Brasil marcará presença também na segunda edição do Planet AFROPUNK, a edição de 2020 contou com a curadoria de Larissa Luz e direção criativa de Bruno Zambelli.
Em breve o festival anunciará as novas datas.
O AFROPUNK Black Spring acontecerá nos canais do AFROPUNK no Facebook e Youtube e na plataforma Afropunk (acesso gratuito).
Confira Afropunk para mais informações e atualizações sobre esse evento único, nele também o público poderá fazer a inscrição 100% gratuita.
Programação
AFROPUNK Black Spring
Data: 23 de abril de 2021
Horário: A partir das 13h
Nos canais do AFROPUNK no Facebook e Youtube e na plataforma Afropunk (acesso gratuito).
Atrações:
• Seu Jorge (Brasil)
• Jup do Bairro (Brasil)
• Black Pantera (Brasil)
• Rico Nasty (EUA)
• Seafoam Walls (EUA)
• ChocQuibTown (Colômbia)
• Dawer x Damper (Colômbia)
• Projexx (Jamaica)
• Host: Santana Caress Benitez
Tiny Desk meets AFROPUNK
Data: 23 de abril de 2021
Horário: A partir das 16h
Onde: no site npr.org/music e no canal oficial do Tiny Desk do YouTube
Atrações:
• Luedji Luna (Brasil)
• Nenny (Portugal)
• Calma Carmona (Porto Rico)
• Chocquibtown (Colômbia)
• Host: Gitoo @gitoo_thoo
Sobre o AFROPUNK:
O AFROPUNK é uma celebração de diversas expressões negras da diáspora africana imersa em atitude e ativismo de resistência. Trata-se de um ethos punk fundamental para a libertação negra — nossa liberdade de existência e igualdade global.
Nossa missão é construir comunidade, diálogo e consciência. Nós inundamos nossa comunidade de jovens afro das gerações Y e Z que se sentem oprimidos, marginalizados e excluídos por sistemas, estruturas e ideologia social de supremacia branca, patriarcado heteronormativo e colonização com criatividade,
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil