Adolescente sofre racismo nas redes sociais e sua mãe dá aula de amor ao cabelo crespo: “Vou cortar igual ao seu”

0
Adolescente sofre racismo nas redes sociais e sua mãe dá aula de amor ao cabelo crespo: “Vou cortar igual ao seu”
Ana Cristina e Nicole Cristina : Papo reto sobre a força do cabelo crespo de natural - Imagem - Reprodução Twitter

O cabelo lindo, crespo e natural de Nicole Cristina de 15 anos fez com que a adolescente sofresse ataques racistas nas redes sociais.  Infelizmente isso é algo comum, sobretudo para mulheres negras que são as maiores vítimas de ataques online. As pessoas que acham que cabelo cacheado é lindo, mas crespo nem tanto, resolveram destilar falas que sugeriam que garota, estudante e faixa verde em karatê, não cuidava dos fios. Tudo isso no perfil dela no TikTok.

O ódio se dissipou com a onda de amor que Nicole recebeu da comunidade negra nas redes sociais, mas nada disso se compara ao vídeo que a própria mãe da adolescente, dona Ana Cristina, gravou ao lado da filha, falando sobre cabelo crespo e processo de transição capilar. Além de Nicole, ela tem outros seis filhos.

https://www.instagram.com/p/CNyetKLlM3I/

“Tem gente que fala que o cabelo dela vai cair na comida, porque as vezes grudas coisinhas do cobertor no cabelo dela. Ela ficou muito triste, muito mal. Eu disse a ela: ‘Nicole não mude o seu cabelo. Deixa do jeito que está. Você lava, penteia, passa creme…tem que mudar o quê?’”, comentou Ana.

No restante do vídeo a mãe diz a filha que o cabelo natural da adolescente é melhor por ser natural. “Meu cabelo passou por processos químico, então é mais fácil cair o meu cabelo na comida do que o seu”, descreve que ainda ressaltou “Nunca vi seu cabelo ficar grudado na escova ou no pente”.

Ana Cristina ainda fala dos planos para o seu cabelo quando as coisas melhorarem para família e confessa que quer desfazer da química e ficar com o cabelo curto e natural igual ao de Nicole. “Eu vou cortar o cabelo igual ao teu. Vou cortar baixinho para sair essa química toda que coloquei no cabelo”.

@m193kla

#nicolekarateca15 aqui em casa todo mundo toma banho cuidamos do nosso cabelo

♬ som original – nicolekarateca15

Em uma sociedade que ensinou nossas crianças a odiarem seu cabelo e sua pele é obrigatório que pais e responsáveis destaque nesses jovens a sua beleza. Em seus vídeos Nicole chega a explicar que seu cabelo encolhe depois que ela penteia e é isso que faz o cabelo crespo tão especial. Não é um defeito é uma característica que todas pessoas negras como ela têm.

Que alegria ver que uma mãe que mesmo com diversas carências e sobrecargas de que tem muitos filhos fez da Nicola uma menina linda e que sabe que não há nada de errado com seu cabelo.

Comments

No posts to display