Setembro Amarelo: Emicida e TikTok se unem em ação sobre saúde mental e valorização da vida

0
378
Foto: Wendy Andrade/AFP

Campanha #AMúsicaSalva contará com ‘lives’ de música, debates e conversas com Emicida, Gilberto Gil, Preta Gil e outros artistas, além de especialistas e criadores do TikTok, a partir do dia 10

A partir desta sexta-feira (10), o rapper Emicida e o TikTok desenvolveram uma extensa programação de lives na plataforma sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, com especialistas, criadores de conteúdo e outros artistas. Além Emicida, Gilberto Gil, Preta Gil e outros artistas participarão como convidados especiais da programação. A ideia do projeto é mostrar que as pessoas não precisam enfrentar situações de sofrimento mental sozinhas, e exaltar a vida com a campanha #AMúsicaSalva.

As lives foram desenvolvidas a partir de três pilares: trazer informações relevantes para pessoas que estejam passando por sofrimentos emocionais e também para os amigos e familiares que têm pessoas próximas passando por momentos de vulnerabilidade; apresentar os principais canais de ajuda disponíveis; e mostrar como a música pode ser um elemento de conexão emocional que ajuda a lidar com questões de saúde mental, sempre levando em consideração a diversidade de experiências e realidades, destacando vozes negras, indígenas, mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Entre as atividades da programação haverá um bate-papo no dia 10 de setembro, às 20h, com a Dra. Karen Scavacini, do Instituto Vita Alere, e Drik Barbosa, que terá como tema “Você importa – Como lidar com o sofrimento e emoções ruins?”. Além dessa conversa, no dia 17, às 20h, as criadoras de conteúdo indígenas Kaê Guajajara Cunhaporanga vão dar dicas de autocuidado e autoestima para fortalecimento do amor-próprio e do bem-estar.

No dia 23, às 20h, as criadoras Manu Mendes e Fernanda Evan, que é psicóloga, mostram como lidar com as emoções de um jeito mais leve. Já no dia 26, às 16h30, Gilberto Gil e Preta Gil chegam para falar da importância de amigos, familiares e pessoas próximas em momentos difíceis e como receber esse amparo é importante para driblar as adversidades. No dia 28, às 19h, a psicóloga Bárbara Tranquillini vai bater um papo com Fióti sobre o universo de artistas independentes. Para acessar a programação completa da campanha, basta entrar na página exclusiva de #AMúsicaSalva dentro da plataforma.

Na página exclusiva, haverá ainda vídeos de artistas e criadores sobre saúde mental e informações sobre locais para buscar ajuda, direcionando para o Centro de Segurança do TikTok. O Centro de Segurança do TikTok traz dicas de autocuidado para pessoas que estão em busca de apoio ou que querem levar informações e ajuda para alguém próximo que esteja vulnerável emocionalmente, além de contatos das principais instituições de apoio emocional de diferentes países, como o Centro de Valorização da Vida, que presta atendimento voluntário e gratuito no Brasil para todos que querem e precisam conversar sobre seus sofrimentos emocionais. As conversas são realizadas sob total sigilo por telefone, e-mail e chat, 24 horas e todos os dias.

Comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.