Sesc Santo Amaro abre inscrições para atividades que evidenciam a cultura afro-brasileira

0
1043
Imagem: Zanone Fraissat

Em novembro, de 03 a 26/11, o Sesc Santo Amaro recebe duas atividades que evidenciam a cultura afro-brasileira e a utiliza como potencializadora das reflexões propostas em diversas ações. A programação fecha o ciclo de atividades “Do 13 ao 20
– (Re)Existência do povo negro”, projeto do Sesc São Paulo que ocorre pelo segundo ano e, especificamente em 2020, acontece nas plataformas digitais das unidades em todo o estado.

Durante o período, as ações abordaram assuntos como corpo negro e subjetividades; pluralidade das identidades negras e negritude na arte; juventude e velhice; produções intelectuais e culturais; racismo estrutural, institucional e social.
A literatura é a primeira linguagem que integra a programação. De 3 a 26/11 acontece o curso online “Escritos negros na literatura brasileira”, com Esdras Soares, Lara Rocha, Luciana Diogo, Fernanda Sousa, José Victor Nunes Mariano, Oluwa Seyi Salles Bento, Tawane Theodoro e Jéssica Campos.

Ao longo de oito encontros, o curso propõe a apresentação e leitura de obras da literatura brasileira de autoria negra, do século XIX à atualidade, com atenção às suas temáticas, especificidades, recursos e posicionamentos. A escolha desses autores colabora para a construção de um repertório dentro da produção literária, que dialoga com alternativas e aproximações práticas para desenvolver o tema em espaços educativos formais e não formais; Confira a programação completa das atividades:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
ESCRITOS NEGROS NA LITERATURA BRASILEIRA
1º encontro (03/11) – Personagens negros na literatura brasileira – Com Esdras Soares e Lara Rocha.
2º encontro (05/11) – Autoria negra na literatura brasileira: conceitos e repercussões – Com Esdras Soares e Lara Rocha.

3º encontro (10/11) – Maria Firmina dos Reis – Com Luciana Diogo.
4º encontro (12/11) – Machado de Assis e Lima Barreto – Com Esdras Soares e José Victor Nunes Mariano.
5º encontro (17/11) – Carolina Maria de Jesus – Com Fernanda Sousa.
6º encontro (19/11) – Geni Guimarães e Conceição Evaristo – Com Lara Rocha e Oluwa Seyi Salles Bento.
7º encontro (24/11) – Slam, literatura marginal-periférica e outras produções contemporâneas – Com Esdras Soares, Lara Rocha, Tawane Theodoro e Jéssica Campos.
8º encontro (26/11) – Juventudes e literatura: desafios e possibilidades – Com Esdras Soares e Lara Rocha

SERVIÇO
DO 13 AO 20 – (RE)EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO CURSO ONLINE ESCRITOS NEGROS NA LITERATURA BRASILEIRA
Quando: de 3 a 26/11, terças e quintas-feiras
Horário: 19h30 às 21h
Onde: Plataforma Teams
Inscrições: a partir do dia 27/10 em www.sescsp.org.br/inscricoes
Classificação Indicativa: 16 anos
Grátis – Vagas Limitadas

Comments