Em setembro de 2019 o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realizou o ciclo Intérpretes Negras (os) do Brasil cuja proposta foi analisar a obra de autores negras(os) como parte fundamental do pensamento social brasileiro.
Neste período, de isolamento social, a unidade vai disponibilizar a partir do dia 11 de maio, no youtube, 7 vídeos com professores e pesquisadores que fazem uma breve análise de obras de autores negras (os).
Notícias Relacionadas
Sueli Carneiro aborda racismo estrutural em curso online gratuito no Sesc
Beyoncé e sua influência cultural e política se tornam tema de novo curso na Universidade de Yale em 2025
A cada vídeo, um intelectual clássico será abordado por um (a) jovem intelectual negra (o). O primeiro é Luis Gama, analisado pela professora Ligia Ferreira, que possui doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, sobre vida e obra de Luiz Gama.
O projeto, visa, também, realizar discussões sobre tais pensadores que são frequentemente relegados à marginalidade acadêmica ou confinados aos estudos afro-brasileiros num processo de dissociação entre suas reflexões e a realidade brasileira de forma mais ampla.
Nas próximas segundas, nomes como Maria Firmina dos Reis, Nascimento Moraes, Guerreiro Ramos, Clóvis Moura, Milton Santos, Lélia Gonzalez, serão abordados.
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário