COVID-19: Entenda o que é ‘lockdown’

0
COVID-19: Entenda o que é ‘lockdown’

Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. O termo em inglês vem sendo usado para descrever a medida efetiva em algumas regiões, para obrigar o isolamento social durante a pandemia do Covid-19.

Na prática, Lockdown, é uma medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social, uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Cada país ou região define de que forma este fechamento será feito e quais são os serviços considerados essenciais, que continuam funcionando.

Leia também: Governo de Belém volta atrás sobre sua “lógica escravocrata”

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia do Covid-19:

Isolamento social: é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa.

Quarentena: é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo.

Lockdown: é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais.

Se um governante impõe um “lockdown”, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.

No Facebook, o escritor e publicitário, Bruno Rico, publicou de forma didática, como o Lockdown funciona para cada realidade:

Enzo mandando mensagem para sua irmã Maria Eduarda, que está no Vivendas da Barra:

Duda, avisa pra mamãe que os Highlights do dia não são nada animadores, é lockdown certo para as próximas semanas, papai vai ter que dar um stop naqueles investimentos por hora, depois falo contigo melhor, deixa eu terminar meu coffee break aqui rapidinho até porque logo em seguida eu tenho uma call.

______________________________

Maycon Suel mandando a mesma mensagem para a sua irmã Ketlen, lá no Morro dos Macacos:

Coé, Ket, pega a visão… deu ruim aqui na pista, tudo fechado! Dá o papo pra coroa aí e diz que não vai ter como subir com nada e já avisaram que o bagulho vai ficar estreito pros próximos dias. Mas depois eu desenrolo melhor contigo porque tô terminando de enganar o estômago aqui e na sequência vou dar um alô numa rapaziada aqui.

Comments

No posts to display