Sergio Camargo deseja mudar nome da Fundação Palmares para Princesa Isabel

0
Sergio Camargo deseja mudar nome da Fundação Palmares para Princesa Isabel
Foto: Pedro Ladeira / FolhaPress.

Sergio Camargo, atual presidente da Fundação Cultural Palmares, declarou que deseja mudar o nome da instituição para Princesa Isabel. Através de publicação em sua conta oficial no Twitter, Camargo escreveu: “Não faz sentido homenagear Zumbi, um líder tirano e escravocrata”.

“Princesa Isabel, a Redentora, ou Zumbi dos Palmares, que escravizava negros?”, escreveu Camargo. De forma direta, Camargo não pode mudar sozinho o nome da Fundação, ele precisa de chancelas de outros órgãos federais, como a Câmara dos Deputados. “Se pudesse, eu já teria feito isso na base da canetada!”, afirmou o atual presidente da instituição.

Envolvido em uma série de polêmicas, de acordo com a Folha de São Paulo, Sergio Camargo é acusado de assédio moral, perseguição ideológica e discriminação contra funcionários da Fundação Palmares. Criada em 1988 e citada na Constituição, a Fundação está atualmente vinculada ao Ministério do Turismo, sendo responsável por promover e preservar manifestações culturais negras dentro do país.

Em outra postagem, via Twiter, Sergio Camargo também defendeu a mudança de nome da instituição para Fundação André Rebouças.

Vale destacar que, diferente do que publica Camargo, de acordo com pesquisadores, Zumbi dos Palmares foi um ícone de resistência e liberdade na história do Brasil. Constantemente, Zumbi é descrito como um líder revolucionário que lutava pelo fim da escravidão, chegando a pregar ideais de sociedades igualitárias.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display