Semana Nelson Mandela e a força do “mandelar”

0
4204

Uma das frases mais famosas de Mandela diz que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. E esse foi apenas um dentre tantos outros milhares de ensinamentos deixados por ele. Considerado pelo povo um guerreiro na luta pela liberdade, Mandela foi um dos responsáveis pela queda do apartheid – regime que negava aos negros, mestiços e indianos, os direitos políticos, sociais e econômicos na África do Sul.

Em julho, o Sesc Vila Mariana abrirá as portas para receber a 3ª Semana Nelson Mandela. O evento é realizado pela Associação Palas Athena junto ao Sesc, e com cooperação da UNESCO, da Mandela Foundation e do Consulado Geral da África do Sul. Esse time de peso trará para a capital paulistana o tema “Valores, conexão e propósito – a força do mandelar”, transformando em verbo, o sobrenome do grande líder sul africano, Nelson Mandela.

O público será convidado a refletir sobre as influências pacíficas que os fundamentos do verbo “mandelar” trazem para o nosso cotidiano. A ideia é fazer com que o público compreenda que resistir em busca de liberdade, pode acontecer de maneira não violenta, mas assertiva. Mandelar nos convida a implementar a busca de conexão e entendimento, aceitando a condição natural e desejável de diversidade pois é ela que garante a regeneração, a criatividade, a riqueza de possibilidades e de experiências.

Os cantores Damião e Andreia Bal abrirão a noite com uma apresentação, seguida do discurso do Cônsul Geral da África do Sul, o Sr. Malose Mogale. O mesmo abordará a necessidade de salvaguardar os ideais de Nelson Mandela para promover a paz, o não racialismo, os direitos humanos e a justiça. A mesa temática trará Marcos Lopes, escritor, professor e mediador de conflitos, e a jornalista e ativista Juliana Gonçalves. O encerramento será feito pelos jovens artistas da Rede Cultural Beija-Flor.

A Semana Nelson Mandela acontece há 03 anos e sempre no mês de julho. A celebração de seus valores e sua trajetória tem como objetivo, perpetuar a inspiração e força de sua vida exemplar para aprofundar a luta pela criação de uma sociedade internacional pacífica e solidária. E que o verbo “mandelar” seja a tônica desta sociedade.

O evento acontecerá no dia 18 de julho, às 19h no Sesc Vila Mariana. O endereço é Rua Pelotas, 141 próximo a estação Ana Rosa do metrô. A retirada dos ingressos acontecerá na bilheteria do Sesc, no dia do evento, a partir das 14h. Para mais informações, (11) 3050-6188.

Comments

Comentários