Se a rainha do soul estivesse viva completaria hoje 80 anos de idade

0
Se a rainha do soul estivesse viva completaria hoje 80 anos de idade
Aretha durante sua juventude

Aretha Franklin foi umas das artistas mais influentes dos EUA

Em um dia como o de hoje, nascia em Memphis, no Tennessee, a dona de uma das vozes mais fortes e inconfundíveis da música americana. Sua mãe era cantora gospel Barbara Siggers e seu pai o reverendo CL Franklin. Sob a responsabilidade do seu pai, ela começou a cantar muito cedo na igreja, a família frequentava a Igreja Batista New Bethel, em Detroit. Aretha, também, foi autodidata no piano, tocava muito bem, seu primeiro álbum foi aos 14 anos, “Songs of Faith”. Na infância sua casa era frequentada por ativistas e importantes nomes como Sam Cooke e Martin Luther King Jr, que honra.


Falar da música negra, especialmente o soul e o jazz e não citar essa diva é um erro. Como vários outros artistas negros dos EUA, a cantora usava o poder da sua voz para lutar pelos direitos da comunidade preta.
Que orgulho de ser ouvinte dessa mulher. Aretha ganhou vários prêmios, vendeu 75 milhões de discos, foram 131 singles e gravou 42 álbuns. Recentemente, sua história se tornou um longa-metragem interpretado por Jennifer Hudson. A protagonista de ”Respect”, foi escolhida pela própria Aretha Franklin, que durante uma entrevista foi questionada sobre quem poderia interpretar ela nas telonas. Sem pestanejar, Aretha respondeu ”Jennifer Hudson”, que claro, assim como muitas outras cantoras da atualidade foi altamente influenciada por Franklin.

Também é possível mergulhar um pouco mais na vida da diva através da serie ”Genius-Aretha”, disponível no Star +. Aqui, Aretha foi brilhantemente interpretada pela atriz e cantora Cynthia Erivo. Já no Globoplay, temos a opção ”Aretha Franklin: Amazing Grace”, documentário que mostra os bastidores e curiosidades sobre o processo de criação do álbum mais vendido da carreira de Aretha, Amazing Grace.


Curiosidade
No ano de 2017 ela se recusou em cantar na posse do presidente Donald Trump, mas foi em um dos seus shows que emocionou Barack Hussein Obama e sua esposa Michelle Obama. Seu legado e a sua importância, não foram apenas para as artes, ela fez muito mais do que possamos imaginar, cantou e encantou e foi peça fundamental para a cultura negra e norte-americana. Aretha estará sempre em nossos corações.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display