Comemorando os 15 anos de existência, a Cia. Sansacroma leva ao SESC Campo Limpo, em São Paulo, uma programação especial com espetáculos, workshops, rodas de conversa e exibição de vídeos. Em duas das atrações (espetáculo Outras portas Outras pontes e Mesa de discussão) haverá interpretação em LIBRAS – linguagem de sinais, o que vai garantir a acessibilidade das pessoas surdas. A programação acontece de 8 à 14 de abril.
Todas as atividades são gratuitas, trazendo o que o grupo produziu até agora, permeadas pela temática principal da companhia que é a Dança da Indignação, conceito criado por Gal Martins, dançarina e coreógrafa da companhia. Tais ideias fazem parte do processo de pesquisa de linguagem estética da companhia. O ponto de partida das criações da Sansacroma são as poéticas e políticas do corpo negro.
Notícias Relacionadas
Pai e filho: LeBron e Bronny James atuam juntos pela primeira vez na NBA
Mostra que homenageia Léa Garcia estreia no CCBB Rio com exibição de 15 longas e curta-metragem
Confira como será a programação:
Tenda Programa Retratos – Exibição de curtas | 8 de abril, das 18h às 19h30
Nessa 2ª edição o programa fará uma homenagem a figura dos “griots”, que tem a função primordial de educar e transmitir conhecimento. Haverá exibição de dois episódios, seguida de bate-papo com os homenageados Maria Rodrigues e Sebastião Biano e os intérpretes Ciça Coutinho e Érico Santos.
Espetáculo “Outras Portas Outras Pontes” | 10 e 11 de abril, das 19h às 20h
Inicialmente, o espetáculo revela o olhar sobre o apartheid “gentil”, existente no Brasil, onde negros operários são tratados como sub-cidadãos e os espaços físicos geram separações. Já no segundo momento, as cenas mostram quando a consciência desta separação torna-se indignação e é transformada em materialidade poética, explorando questões como herança cultural e identidade do brasileiro. Este espetáculo terá interpretação em LIBRAS. O início será no ponto de ônibus em frente ao Shopping Campo Limpo, na Estrada do Campo Limpo.
Roda de Conversa – Poética da Indignação como Potência Artística | 12 de abril, das 20h às 21h30, na Tenda
O conceito criado pela artista da dança, arte educadora. gestora cultural e futura Socióloga Gal Martins: “A Dança da Indignação” é tema da mesa parte da programação de celebração dos 15 anos da Cia. Sansacroma. Após a conversa será feito o lançamento do livro publicado em comemoração aos 15 anos da companhia. A mediação fica por conta de Anelise Mayumi, artista da Dança integrante do grupo Fragmento Urbano. Além de Gal, serão participantes Priscila Obaci, atriz e educadora de Dança Materna e Deise de Brito, artista e Pesquisadora da Dança. A classificação é livre.
Oficina Dança negra contemporânea para crianças | 14 de abril, às 14h
A oficina tem o intuito de aproximar os participantes da linguagem artística da dança, trabalhando a expressão corporal e a convivência. A metodologia tem como base a relação entre a prática da dança e o processo reflexivo do fazer.
As aulas são intercaladas com leitura de textos e diálogos sugeridos pelos mediadores. Como objetivo específico visa sensibilizar/provocar o contato com a dança de maneira lúdica, usando os pressupostos da lei 10639/13, aprovada em 2013, que pressupõe o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. O foco é, sobretudo, os de história e cultura afro-brasileira. Tendo em vista a pesquisa da Companhia Sansacroma sobre o território periférico, negritude e suas implicações sociais, culturais e políticas, a oficina proporcionará a vivência e aproximação com o universo da Companhia.
Duração: 3h
Participantes: 30 pessoas, entre 7 e 14 anos, não há necessidade de conhecimento prévio em dança.
Mais informações: (11) 5510-2700.
Notícias Recentes
Aaron Pierre é escalado como Lanterna Verde John Stewart em nova série da DC Studios
“Você é definido pelos seus erros, especialmente se você é negro”, reflete Daniel Kaluuya sobre desafios na indústria do cinema