Salvador sedia pela primeira vez Festival Internacional do Audiovisual Negro com tema “Transatlanticidade” de Maria Beatriz Nascimento

0
Salvador sedia pela primeira vez Festival Internacional do Audiovisual Negro com tema “Transatlanticidade” de Maria Beatriz Nascimento
Foto: Reprodução

A capital baiana se prepara para sediar o Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb) em novembro deste ano. O evento cultural e cinematográfico, que pela primeira vez ocorrerá em Salvador, faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro e promete destacar a rica herança afrodescendente da cidade.

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

O anúncio foi feito pelo secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, na última quarta-feira, 13, durante o segundo dia do Salcine Conecta, um evento que celebra a convergência da cultura e do audiovisual. Tourinho revelou o apoio institucional da cidade ao Festival, que está inserido na programação do Novembro Salvador Capital Afro e acontecerá entre os dias 21 e 26 de novembro de 2023.

Notícias Relacionadas


Este evento promete mesas de discussão e mostras audiovisuais acessíveis ao público, que se espalharão por diversos pontos da capital baiana. Espaços como o Boca de Brasa do Subúrbio, Boca de Brasa de Cajazeiras, Cine Glauber Rocha, Cinema do MAM, e o CineSercla de Cajazeiras serão transformados em palcos para essa celebração da cultura e do audiovisual.

Para Pedro Tourinho, esse apoio institucional reflete a importância de elevar a cultura e as raízes do povo de Salvador: “Trazer o Fianb para Salvador, após quatro edições em São Paulo, é muito representativo e marca o início da nossa parceria com a APAN [Associação de Profissionais do Audiovisual Negro], organizadora do festival, que perdurará por muito tempo. Ter em Salvador, no mês de novembro, um evento com um escopo conceitual tão relevante, que discute conexão e ancestralidade, é precisamente o que imaginamos para a capital afro que é Salvador.”

Sob o tema central “Transatlanticidade”, concebido pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento, o festival, originado em São Paulo em 2016, visa fomentar um diálogo entre as diásporas Afro-atlânticas, principalmente as Américas e o Caribe, e a África, através da distribuição e exibição de conteúdo audiovisual.

As mesas de discussão, que contarão com a presença de pesquisadores de todo o Brasil, explorarão as obras de Maria Beatriz do Nascimento, bem como a história e o desenvolvimento do Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESPACO), o maior festival de cinema da África. As exibições de filmes nacionais e internacionais incluirão sessões especiais para crianças, organizadas pela mostra Kilombinho.

Keity Souza, diretora administrativa da APAN e coordenadora do festival, acredita que a realização do festival em Salvador, em novembro, tem um significado simbólico profundo para a população da cidade. Ela afirmou: “Salvador é a capital mais negra do país, com mais de 80% de sua população sendo negra, e trazer o Fianb para cá, onde temos visto um crescimento tão notável na produção audiovisual, é um desejo que estamos nutrindo desde o início do ano. Especialmente realizando-o em novembro e abordando a temática da Transatlanticidade, um tópico que ressoa profundamente com a nossa população.”

O festival também promoverá uma extensão do Encontro Nacional de Eventos de Audiovisual Negro, em parceria com o evento Políticas do Olhar, organizado pelo Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE). Neste ano, em sua 4ª edição, o Fianb também acontecerá em São Paulo (SP) e em Belém (PA), fortalecendo a conexão entre as diversas regiões do Brasil, em sintonia com os ideais de Maria Beatriz Nascimento, que inspiram o Festival e suas reflexões sobre o audiovisual brasileiro.

O Novembro Salvador Capital Afro apresenta um calendário inédito com uma programação dedicada ao mês da Consciência Negra. Com festivais de música, empreendedorismo, exposições de arte, desfiles de blocos Afro e afoxés, e eventos de moda, o Novembro SCA será uma celebração ao longo do mês, enfatizando a ancestralidade negra da capital baiana e abraçando o afroturismo como uma base essencial. O apoio ao Fianb é mais um passo importante para realçar e comemorar a rica cultura afro-brasileira presente em Salvador.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display