Reflexão sobre a afro descendência e representatividade é levada ao Sesc Copacabana pela 2ª Black

0
Reflexão sobre a afro descendência e representatividade é levada ao Sesc Copacabana pela 2ª Black

O projeto IMÓ tem o objetivo de construir momentos de reflexão sobre as questões relacionadas a afro descendência e garantir sua representatividade. Dentro desse contexto, nesta terceira edição o Sesc Copacabana abrigará a Mostra 2ª Black, um dos indicados da categoria inovação do Prêmio Shell de 2018, que surgiu em fevereiro deste ano como possibilidade para apresentação e estudo cênico.

A Mostra terá uma série de performances seguidas de debates em torno das obras, tendo como principais eixos a territorialidade, gênero, ancestralidade e a musica como manifestação fundamental das narrativas do teatro negro. Doze performances foram selecionadas. Além das apresentações haverão oficinas voltadas para processos de novas narrativas para o teatro negro e encontros para discutir ações conjuntas dos coletivos.

Notícias Relacionadas


Grade de programação / Performances

29/11

Confraria do Impossível – Rádio Voz da Senzala 

Através de músicas e cenas “A Voz da Senzala” propõe ser um grande ritual de sobrevivência e renascimento. Elementos e referências ancestrais se misturam com o Afro-Futurismo, na música de morte e na música de vida.

Licinio Januário Reinaldo Jr e Breno Ferreira – Não deixe o samba morrer

Muriquinho antes de morrer passou aos Griot urbanos Reinaldo Junior e Licínio Januário a missão de espalhar a importância do tambor e da ancestralidade como escudo para aliviar as dores do nosso povo.

30/11

Dandara Vital – Diva da Sarjeta

Diva Sarjeta uma performance baseada em fatos. Trata-se de uma jovemTravesti muito conhecida por seu padrão de beleza, porém seus sentimentos eram ignorados. Os homens a desejavam na mesma intensidade do preconceito que tinham, era maior e mais forte que qualquer amor que Ela pudesse sentir.  

Tatiana Henrique – Vera Crucis

Vera Crucis fabula o abandono de uma mulher preta em um manicômio na década de 70. Verdades caladas sobre mulheres negras jogadas nas antigas casas de “doença” mental em plena ditadura. 

Dembaia – Mandé

Dembaia é um grupo artístico, residente e resistente no Rio de Janeiro, fundado em 2014 a partir da reunião e dedicação de artistas que pesquisam a dança e a rica musicalidade de países da África do Oeste e da diáspora africana nas Américas.

1/12

Coletivo Tropeço (BH) – Apologia III e Unha postiça

“Em Apologia III me aproprio do uso pejorativo da palavra pêra que usavam para me ofender e da famigerada frase “você se parece muito com seu pai” para compor a cena.

Unha postiça – Criada a partir de memórias pessoais, e ao mesmo tempo coletivas, e procedimentos estéticos como a repetição, tempo expandido, e algumas ações cotidianas, a cena procura dialogar com as solidões que atravessa a atriz/performer no seu dia a dia.

Kelson Succi – Rolê bala perdida (extraída da peça Cuidado com Neguin)

Baseado nas andanças e experiências do ator pela cidade, o espetáculo mostra um pouco da visão crítica e artística de “Neguin”, um personagem jovem, negro, pobre e favelado que sai do morro para encarar diariamente o asfalto.

Orquestra Pretos Novos – Desculpa perguntar

É um grupo formado a partir da reunião de artistas negros que tem em comum a atuação na área do teatro musical. Atores, instrumentistas, cantores e outros que venham se agregar. O grupo surge com objetivo de pensar uma dramaturgia e uma cena para o teatro musical que represente verdadeiramente diversos aspectos dos artistas negros contemporâneos. 

2/12

Rodrigo França – Nota Fiscal

É inspirada no vídeo que mostra a abordagem policial a três homens negros em São José dos Campos, que teve mais de 10 mil compartilhamentos.

Magano e Sonata – A hora do show

Dedicados ao universo do riso Marcelo Magano e Patrick Sonata, acharam na comédia o seu lugar de expressão mais potente.

Lilian Valeska – Lilian Valeska Preta

Performance musical buscando enaltecer e engrandecer os autores brasileiros que falam sobre a nossa essência evolução e resistência. Canções escolhidas e reformuladas pela cantora para o palco da 2aBlack.

Classificação indicativa: 16 anos –  Horário: 19h

Oficinas:27 e 30 /11

Narrativas Negras – Oficina para Dramaturgos

A oficina desenvolve com mais detalhamento e profundidade as tendências e movimentos das novas narrativas e as diferentes maneiras de escrever de forma assertiva, utilizando a temática negra como eixo. São dois encontros que se dividem entre teoria e prática; com leitura, discussão de textos e análise do contexto da realidade da população negra, a cultura de matriz africana e afro-brasileira.

Classificação indicativa: 16 anos –  Horário: 14h às 18h

27/11

Nova Visão – Oficina

A oficina de teatro e vídeo ministrada pelo Coletivo Preto tem como objetivo principal instrumentalizar artistas negros para que estes tenham competitividade no mercado de trabalho. Nova Visão trata de técnicas de vídeo e teatro, mercado de trabalho, como se preparar para um teste, marketing pessoal, autoprodução e incentiva a escrita e a criação de novas narrativas.

Classificação indicativa: 16 anos – Horário:  9 às 13h e 14 às 18h

Debate: 29/11 a 02/12  

Aza Njeri – Doutora em literaturas africanas de língua portuguesa.

Marcos Alexandre (BH) – Professor da UFMF especialista em teatro negro do Brasil e de Cuba.

Classificação indicativa: 16 anos – Horário: 21h (após as performances)

01/12  

Professora Leda Maria Martins (BH) uma das maiores especialistas em performance negra do Brasil Professora doutora em literatura s performance.

Classificação indicativa: 16 anos – Horário: 11 às 13h

Exposição: 27/11 a 2/12 –  Exposição Fotográfica: ÌTÀN narrativas do corpo negro. Fotografias de Leandro Cunha – Local: Foyer do Teatro Arena

A Exposição Fotográfica ÌTÀN Narrativas do Corpo Negro, com fotografias de Leandro Cunha remonta as histórias ancestrais dos orixás do candomblé através das relações corporais de 31 artistas.

Classificação indicativa: 16 anos – Horário: 10h às 22h

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display