“Quero que as pessoas possam se sentir representadas por mim”, diz Rhamon criador do projeto Santos Finanças

0
651

Em uma era onde os anúncios sobre investimentos e aplicações são infinitos também se torna infinita as nossas dúvidas sobre assuntos que envolvem economia, principalmente quando se é preto e de baixa renda.
Pensando em desmistificar – ou tentar – esse assunto conversamos com Rhamon dos Santos, estudante de engenharia de produção, empreendedor, investidor e idealizador do projeto Santos Finanças.

“Após realizar um projeto social de educação financeira em novembro de 2019 que contou com a participação de 30 alunos, de idades e realidades distintas, criei a Santos Finanças em março deste ano. Todo o conteúdo que desenvolvi com meus alunos é o mesmo que aplico no meu dia a dia, pois ao desenvolver um método para eles percebi que seria possível que o meu estudo fosse aplicado para qualquer pessoa. Junto com a minha namorada, criei um produto que pudesse atender pessoas de diversas realidades financeiras e sociais”, explica Rhamon dos Santos.

Rhamon usa o Instagram (@santosfinancas) para desenvolver seu trabalho de educação financeira com publicações simples que buscam ajudar as pessoas a mudarem sua realidade financeira. “Meu sonho é, em breve, conseguir lançar um curso para que possamos atingir mais pessoas”.

Como bem sabemos, à falta de representatividade em todos os âmbitos, principalmente nas propagandas dentre elas, propagandas sobre investimentos, o que nos faz acreditar e fortalecer em nossas mentes que esse não é um lugar para pretos de baixa renda. “E é aqui que eu entro e mostro que educação financeira é para todos, principalmente para negros e pessoas de baixa renda”.

Rhamon explica em quem se espelhou para que pudesse ter essa representatividade: Desde pequeno, sempre me identifiquei com Will Smith, Denzel Washington, Lázaro Ramos, Ronaldinho Gaúcho, personalidades que faziam eu me sentir representado mesmo sem perceber naquela época. Não tinha consciência de que gostava tanto deles por serem negros como eu. O Will sempre foi o meu favorito! Não só pela famosa série, mas principalmente pelos filmes incríveis. Um desses filmes, que foi baseado em fatos reais, é “À Procura da Felicidade.

Depois de assistir o filme e procurar a história do verdadeiro Chris Gardner, vi o cara que hoje serve de inspiração para mim. Encontrou inúmeras dificuldades na vida, lutou por uma vaga de estágio, conseguir ser efetivado, criou uma empresa e hoje é um empresário milionário, investidor e palestrante motivacional. Ele viaja constantemente para África, onde conheceu o presidente naquela época: Nelson Mandela. Assim como histórias de pessoas como Chris Gardner me motivam, quero também motivar ainda mais pessoas que possam se sentir representadas por mim”.

E em toda essa representatividade que Rhamon incentiva a ocuparmos todos os locais, incluindo o mundo da economia, gerenciando nossas vidas financeiras e desmistificando o mito de que precisa-se ter um salário alto para que se possa investir. “Esse é um grande mito que precisa ser falado constantemente.
Como só aparecem pessoas com muito dinheiro investindo, acaba-se gerando o pensamento que para investir tem que ter um capital elevado. Mas não precisa ter muito dinheiro para fazer suas aplicações financeiras.
Quando se fala em investimentos, a maioria das pessoas precisam ver que elas terão ganhos ao investirem, ou seja, seu dinheiro crescendo. Então, mostro os resultados que podem ser obtidos com aplicações simples e de pequeno valor, como no tesouro direto, que é um bom lugar para começar a investir e com baixo risco”.

Rhamon dos Santos continua, e diz que o “ponto chave” para investir não é o quanto uma pessoa ganha, mas sim como ela pensa. “A mentalidade é responsável por abrir portas e enxergar oportunidades. Vejo isso como o meu grande desafio na educação financeira: transformar a mentalidade das pessoas que ainda estão presas em ‘modelos de dinheiro’ que foram construídos por terceiros e não por elas mesmas. Para investir é necessário se organizar financeiramente, ou seja, ter o controle das receitas e das despesas; ter um objetivo, que é a razão para investir; fazer um planejamento financeiro para saber o que pode ser feito dentro das suas condições”.

O educador financeiro mostra que ter um consultor financeiro é a principal chave para virar o jogo, “a consultoria financeira é capaz de mudar a vida econômica de uma pessoa em uma hora. É um atendimento personalizado, visando apenas a realidade do cliente. Assim, o contratante será ajudado desde o controle financeiro até os investimentos.
Muitos estão numa situação de endividamento porque não organizaram suas economias. As anotações das despesas poderiam ter evitado muitas dívidas, porém, esse costume ainda precisa ser adquirido por milhares de pessoas”.

Hoje em dia, Rhamon dos Santos busca propagar a educação financeira porque viu o quanto a sua vida melhorou depois que eu a encontrou. “Hoje consigo ajudar minha família, comprar as coisas que preciso, investir e planejar meu futuro”.
Os desafios da Santos Finanças vão além de desmitificar, incentivar e ajudar financeiramente as pessoas mas também ajudar a identificar ‘falsos investidores’. “Como podemos encontrar tudo na internet, esse é o primeiro lugar que uma pessoa que busca consultoria financeira vai procurar saber sobre uma empresa ou uma pessoa que presta esse serviço. É válido procurar o histórico da empresa/pessoa, ver os feedbacks que outras clientes deram a respeito dela, entender qual é a sua metodologia e buscar por algo que seja acessível ao seu bolso”.

Desde sempre, se ter educação financeira é de extrema importância mas infelizmente nem todos os nossos antecessores tiveram a oportunidade de aprender ou ter o mínimo contato com o tema e a economia sempre foi um tabu em milhões de residências, “entretanto, ainda temos a maior parte da população distante desse aprendizado. Pode parecer clichê, mas ‘a união faz a força’. Precisamos nos unir para fazer com que as informações cheguem até as pessoas que possuem baixa renda e que lhes seja dado a oportunidade de conhecerem algo que pode melhorar suas vidas que é a educação financeira. Assim como preços acessíveis para que elas tenham condições de investir nelas mesmas”.

Leitor do site Mundo Negro tem 20% de desconto na consultoria financeira com Rhamon dos Santos, basta apresentar o cupom:

Comments