Projeto Sorriso Negro abre oportunidades para estudantes de odontologia

0
Projeto Sorriso Negro abre oportunidades para estudantes de odontologia
Foto: Divulgação

O debate sobre diversidade e inclusão permeia, hoje, o cotidiano das empresas e as políticas de recursos humanos. E não há dúvidas de que aumentar a representatividade no quadro de funcionários e oferecer mais vagas afirmativas, que priorizam grupos historicamente desfavorecidos, fazem parte das estratégias de inclusão.

Conectada a esse propósito, a rede de clínicas odontológicas Rizi Dental criou o programa Sorriso Negro, que tem como objetivo proporcionar a estudantes matriculados em cursos de Odontologia o contato com as técnicas mais modernas da área. O projeto, que já conta com quatro estudantes formados, abriu novamente o processo seletivo para contratação de estagiários. As vagas, abertas a alunos a partir do quinto período para atuação em novas unidades da Rizi, contribuem para ampliar as oportunidades de inserção de jovens negros no mercado de trabalho.

Recém-formada em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Patrícia Ferreira, de 26 anos, participou do programa no ano passado. “Fazer parte desse projeto não só abriu portas para minha entrada no meio profissional, como também trouxe mudanças na vida pessoal. Cursar odontologia e ingressar no mercado de trabalho ainda é muito difícil para os jovens negros, por mais que este cenário esteja mudando”, explica.

Após passar também pelo projeto, Gabriel César, de 23 anos, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca outro aspecto importante do projeto. “Foi extremamente positivo e enriquecedor para o meu currículo ter contato com novas tecnologias em saúde, como a odontologia digital e a fotografia odontológica, técnicas que eu ainda não tinha aprendido na faculdade até então”, destaca.

Nascidos na Zona Norte carioca, os irmãos Eduardo e Fernando Luiz da Silva, fundadores da rede de clínicas, são exemplos de empreendedores negros que apostam em iniciativas afirmativas e transformadoras. “Além de aprimorar a qualidade da formação desses profissionais, buscamos garantir maior representatividade em nosso quadro de colaboradores”, destaca Eduardo, CEO da Rizi Dental. 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display