Projeto “Estrelas Literárias” é lançado oficialmente em escola de Salvador

0
402

O projeto “Estrelas Literárias” foi lançado oficialmente no último sábado (26), com os alunos do 5° ano da Escola Municipal Clemilda Andrade, localizada em Brotas, em Salvador . O evento aconteceu no Centro Comunitário do bairro.

Além da entrega dos livros, houve uma breve apresentação do projeto, entrega de certificados pela escrita do primeiro livro, sessão de autógrafos e homenagem aos estudantes com um vídeo sobre a trajetórias das turmas para as famílias convidadas.

Após um mês da campanha “Adote uma História“, que teve o proposito de arrecadar fundos para confeccionar livros das crianças, a professora baiana responsável pela campanha, Taísa Ferreira, alunos, pais e apoiadores, comemoraram os mais de 1300 compartilhamentos da reportagem realizada pelo Site Mundo Negro, além das quase 100 pessoas de todo o país que colaboraram financeiramente e pessoas próximas que apoiaram de alguma maneira.

Foram sorrisos, lágrimas, surpresa. Muitas sensações e sentimentos, e acima de tudo a certeza de que a educação pública merece sempre o melhor de nós que nos colocamos nesse lugar. Ver a descoberta das suas fotos, perceber como os textos e desenhos constituíram os livros, perceber os sorrisos e a empolgação, me foi uma experiência única“, afirma Taisa.

Desenvolvido desde o início de 2018, o projeto incentivava o gosto pela leitura e também pela criação literária. Durante o ano, as crianças iniciaram a produção de projetos autorais por meio da plataforma de projetos pedagógicos “Estante Mágica“. Cada criança escreveu e ilustrou a própria história em relação ao tema estudado.

Joseane Sampaio, mãe de Amanda Oliveira, uma das alunas participantes, comentou sobre. “Bom o que falar do espetáculo que foi o Estrelas Literárias? […] Ver e saber que seu próprio filho foi capaz sim de criar seu próprio livro foi bom demais. E não é que as historias foram bem criativas e interessantes? Somente tenho a agradecer a essa excelente professora por ter criado um projeto onde as estrelas foram apenas crianças“.

Já Amanda, achou incrível ter participado. “Nesse projeto aprendi muitas coisas boas, saber que fui capaz de criar meu próprio livro foi um sonho inacreditável. Agradeço imensamente a criadora do projeto por ter feito de nós alunos uma grande estrela“.

Uma das apoiadoras do projeto, Rosenanda Matos, descobriu o “Estante Literária” através de pesquisas na internet e apresentou a Taísa, ressaltando a importância de acreditarem na transformação através da leitura.

A leitura tem diversos benefícios, mas, para mim, o melhor deles é aprender a sonhar. Através da leitura as crianças aprendem a se desprender do mundo real e criar seu imaginário, o lugar que tudo pode. E trazer essa sensação que nada é impossível para o mundo real é sem dúvida a magia da leitura. Colaborar com esse projeto, me faz acreditar cada vez mais na transformação através da leitura, cada sorriso, cada olhar curioso ao abrir seu próprio livro, ao ver sua foto e seu nome impresso ali, fez acender uma chama em cada coração daqueles alunos, a chama de que nada nunca será impossível para eles. Como já dizia Manoel de Barros “Poesia é voar fora da asa'”, finaliza.

Comments

Comentários