O professor, fotógrafo e colunista do site Meio&Mensagem, Charles Omoregie, postou um desabafo em seu perfil do Linkedin relatando ter sido alvo de racismo por parte de seguranças do Shopping Pátio Paulista,localizado nobairro Bela Vista, centro da capital. O shopping é gerido pela Ancar Ivanhoe Shopping Centers, empresa responsável pela gestão de vários shoppings pelo país. Segundo Charles, hoje, por volta de 6h30, os seguranças questionaram o que ele estaria fazendo ali tão cedo. Homem negro, usando tranças e recebendo o mesmo questionamento diariamente por ir treinar na academia localizada no shopping, questionou de volta “o que uma pessoa com roupa de treino estaria fazendo ali?” Recebeu de volta dos seguranças a resposta: “Já assaltaram o Shopping até de chuteira”.
O professor disse não ver o mesmo comportamento dos seguranças com pessoas brancas. “Pedi pra falar com a administração, e me disseram que eu teria que aguardar até às 10:00h. Além de terem sido extremamente rudes. Me pergunto, se caso a cor da minha pele fosse diferente o tratamento também seria. Mas já sei a resposta”, escreveu
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Na postagem, a Ancar Ivanhoe Shopping Centers respondeu ao professor dizendo que a situação exposta por Charles não faz parte dos valores da empresa. “Não toleramos nenhuma forma de discriminação na nossa empresa. Por isso, temos um Comitê de Diversidade & Inclusão focado em desenvolver ações efetivas de mitigação de qualquer forma de preconceito, começando por treinamentos sobre inclusão, ministrados por especialistas no assunto, para que todos nossos colaboradores e terceirizados sejam multiplicadores dos nossos valores”, escreveu a empresa, que pediu o contato do colunista para uma conversa privada.
Abaixo o desabafo completo de Charles Omoregie:
“Eu cansei. Na verdade, estou exausto.
Hoje pela manhã, às 06:30h da manhã fui alvo de racismo, e digo alvo porque me recuso a ser uma vítima.
Todos os dias pela manhã treino na Bodytech Company localizada no Shopping Pátio Paulista da Ancar Ivanhoe Shopping Centers, e constantemente sou questionado sobre o que estou fazendo no Shopping pelos seguranças, apesar da roupa de treino. O curioso é que o mesmo não acontece com pessoas brancas”
Hoje eu cansei, e perguntei ao segurança o que eu estaria fazendo ali às 6:30h da manhã com roupas de treino, e ele me respondeu: “Já assaltaram o Shopping até de chuteira”. Pedi pra falar com a administração, e me disseram que eu teria que aguardar até às 10:00h. Além de terem sido extremamente rudes. Me pergunto, se caso a cor da minha pele fosse diferente o tratamento também seria. Mas já sei a resposta.
À primeira vista, pode parecer uma pergunta inofensiva: O que você está fazendo aqui? Mas ela guarda uma agressão tremenda, ela te estilhaça por dentro. Quando estou no embarque preferencial do aeroporto, me perguntam:
– O que você está fazendo aí? Esse é aí o embarque preferencial.
Quando estou em um loja de roupas qualquer me perguntam:
– Como assim você não sabe onde tem tamanho P? Então o que você está fazendo aqui? Você não é vendedor?
E agora à minha lista soma-se o Shopping Pátio Paulista.
Eu estou cansado, eu estou exausto.
E apesar de poder mentir para mim, e dizer que é só coisa da minha cabeça, prefiro me posicionar antes que a moda dos Supermercados se estenda aos Shoppings e asfixie minha presença, literalmente”.
O Site Mundo Negro tentou contato com a administração do Shopping Pátio Paulista. Segundo a pessoa que nos atendeu, a responsável por dar declarações não se encontrava e retornaria ao site. Diante de novas informações atualizaremos a matéria.
Atualização: O Shopping Pátio Paulista entrou em contato com a redação para se posicionar sobre o ocorrido.Confira a nota abaixo:
“O Shopping Pátio Paulista esclarece que repudia e não compactua com nenhuma forma de discriminação e, prontamente, iniciou um processo de investigação para apurar o ocorrido. O shopping reforça que
possui um Comitê de Diversidade & Inclusão instituído para que sejam desenvolvidas ações efetivas de mitigação de qualquer forma de preconceito, começando por treinamentos sobre inclusão, ministrados por especialistas no assunto, para que todos colaboradores e terceirizados sejam multiplicadores dos valores do grupo.
O empreendimento ressalta que já contatou o cliente, prestou os devidos esclarecimentos e reforçará medidas para que outras situações dessa natureza não se repitam”.
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