Princípios de holística africana que vão te ajudar a comer melhor

0
1179
Foto - Afro Vegan Podcast

A holística africana ainda é uma parte da cultura preta. Essa holística na cultura Preta é baseada em um “conceito”. Conceito é a inclusão de todas as partes de uma imagem. Por exemplo, o pensamento do “conceito” preto quando aplicado à saúde, assim como na linguagem, é evidente.

Pessoas pretas costumam usar a expressão “já é” e ela tem vários significados baseados em histórias particulares(conceito) em que é usada. “Já é” pode ser uma afirmação, cumprimento, despedida e até inserir uma conotação sexual. Ela tira seu significado do contexto de toda a imagem(história). A holística africana nunca divide, isolando um nutriente ou fragmento de uma planta para entender sua personalidade.

A personalidade das plantas são propriedades muito específicas associadas a uma determinada planta – erva. A “personalidade da planta” faz com que ela trate, aqueça ou resfrie alguma parte do corpo ou organismo. A personalidade da planta pode ditar a escolha para seu uso terapêutico e alimentício.

Os Princípios de Maat associados a alimentação são uma ótima ferramenta para ajudar na escolha do que devemos ingerir – sim, comer também é autocuidado. Avalie suas emoções e desejos e relacione com os princípios de Maat. Se pergunte:

• Verdade: Eu realmente estou com fome?


• Justiça: O que eu escolho para me alimentar faz bem para meu corpo?


• Honra: Há um lanche saudável que eu possa comer em vez de fast-food?


• Harmonia: Comer fast-food é bom para meu corpo ou beneficia meu bem-estar?


• Equilíbrio: Essa comida vai manter meu organismo?

Texto originalmente publicado pelo João H. Di no Instagram da Sassam Cosméticos

Comments