Primeira Mostra de Cinema Angolano e Paulistano promove intercâmbio cultural através de filmes

0
Primeira Mostra de Cinema Angolano e Paulistano promove intercâmbio cultural através de filmes
Foto: Reprodução

A Spcine está promovendo a I Mostra de Cinema Angolano e Paulistano, que propõe um intercâmbio cultural por meio da exibição de filmes brasileiros em Angola entre os dias 19 e 23 de dezembro e filmes angolanos no Brasil durante os dias 07 a 13 de dezembro, no Circuito Spcine Olido com ingressos a R$4 (inteira) e R$2 (meia).

A mostra inclui a realização de cinco sessões de curtas-metragens e 5 sessões de longas-metragens em São Paulo, no Cine Olido, como parte da programação do Circuito Spcine de cinema. Em Luanda, as exibições acontecerão no Instituto Guimarães Rosa, integrando a programação da Semana do Brasil em Angola, organizada pela Associação de Empresários Brasileiros em Angola.

Notícias Relacionadas


A curadoria dos filmes brasileiros foi realizada pela APAN com apoio da Spcine, enquanto a curadoria dos filmes angolanos será realizada pelo IACA com apoio do IGR e Geração 80. O público de São Paulo terá a oportunidade de desfrutar produções angolanas, como “Ar-Condicionado” de Fradique, que narra a missão de Matacedo e Zezinha para recuperar um ar-condicionado em Luanda, e “Comboio Da Canhoca” de Orlando Fortunato, um retrato histórico da ação repressiva das autoridades coloniais portugueses em Angola. Além dessas, obras como “Rastos De Sangue” de Mawete Paciência e “Mutu Mbi Má Pessoa” de Levis Albano também serão exibidas, prometendo uma ampla reflexão sobre temas importantes.

Por outro lado, os filmes brasileiros transmitidos em Angola durante a mostra, incluem “Medida Provisória” de Lázaro Ramos, “Chico Rei Entre Nós” de Joyce Prado e “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo” de Juliana Vicente, proporcionando ao público angolano uma visão diversificada da cinematografia brasileira, com obras que abordam questões históricas, culturais e sociais relevantes.

Em sintonia com sua estratégia de internacionalização e fortalecimento das relações com nações africanas, a mostra parte da parceria estabelecida entre SPcine com o Instituto Guimarães Rosa (IGR), o IACA (Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual) e a APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) para realizar a mostra.

Além das projeções, estão programadas duas mesas de discussão, uma no primeiro e outra no último dia da mostra. Os debates contarão com a participação de cineastas brasileiros, membros da Spcine e da APAN, assim como especialistas em cinema africano.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display