Primeira edição online do Afropunk ocorre neste fim de semana

0
Primeira edição online do Afropunk ocorre neste fim de semana
ÀTTØØXXÁ - Foto: Divulgação

Planet Afropunk tem curadoria e direção de artistas baianos e reúne a comunidade negra do mundo com uma programação shows e talks 

Em 2020 o Afropunk, evento que acontece em Nova Iorque, Atlanta, Paris, Londres e Joanesburgo, completa 15 anos de existência. E em decorrência da pandemia, ganhou novo formato e vai conectar toda comunidade negra em um só local na edição intitulada ‘Planet Afropunk: o negro é o passado, o presente e o futuro’. Entre os dias 23 e 25 de outubro, fãs do festival em todo mundo poderão se reunir nesta edição 100% gratuita por meio do cadastro no site oficial

A primeira edição brasileira do Afropunk que aconteceria esse ano na Bahia no novo Centro de Convenções Salvador também foi adiada, mas a cultura baiana não ficará de fora e terá grandes representantes no evento mundial. A cantora e compositora  Larissa Luz foi responsável pela curadoria dos artistas baianos que vão se apresentar no evento, enquanto a direção ficou a cargo de Bruno Zambelli, diretor criativo do grupo musical ÀTTØØXXÁ. 

Larissa Luz – Foto: Divulgação

“Eu tenho muito orgulho dos artistas da Bahia e do que se vem produzindo no estado! Admiração total por muitos artistas…Não só da música mas do audiovisual, das artes plásticas e da dança. Estou feliz de ver um novo cenário se formando onde enfim, pretos protagonizam. (…) Estamos em ascensão e somos potentes enquanto unidade!” comenta a cantora e curadora Larissa Luz.

Os shows acontecem simultaneamente em Los Angeles (EUA), Bahia (Brasil), Londres (Inglaterra) e África do Sul. Todos serão transmitidos globalmente em apresentações ao vivo e gravadas.  Entre os destaques brasileiros confirmados do Festival estão o Afrocidade, o ÀTTØØXXÁ, a própria Larissa Luz, além de participação especial de Carlinhos Brown. Grandes estrelas africanas também estão confirmadas como “Gqom Busiswa”, Moonchild Sanelly, da África do Sul e Smino. A organização britânica Jazz, liderada por negros, apresentará Balimaya, Tawiah e Theon Cross, representando a revolução do jazz no Reino Unido.

O Afropunk Bahia será comandado pela hostess Loo Santana (@neyzona), que além de apresentar seus talentos musicais da Bahia, vai passar informações das belezas naturais que serão exibidas no começo de cada apresentação. O festival  vai levar  para o mundo a força dos artistas da moda baiana, como a marca “Dendezeiro” que assinou o figurino do ÀTTØØXXÁ, e a marca “Hiran” assinou os figurinos de  Larissa Luz, Afrocidade e Mahal Pit.

Para Nichelle Sanderes, consultora estratégica do AFROPUNK, é fundamental a realização do Planet Afropunk neste momento. “Com os assassinatos de George Floyd, Ahmaud Arbery, Breonna Taylor e tantos outros, vimos a dor e o trauma do passado serem ressuscitados e, tudo isso, enquanto sofríamos com uma pandemia global. Porém como negros, nossa unidade e criatividade são a maior arma contra a opressão e a adversidade. Por isso, convocar uma reunião familiar global neste momento é, portanto, essencial. Agora, mais do que nunca, precisamos da resiliência e criatividade de nossa comunidade para manter nossa cultura viva e próspera”, finaliza Sanderes. 

SOLUTION SESSIONS

Dentro da programação, a ‘Solution Sessons’ será a plataforma que abrigará os debates envolvendo artistas, ativistas sociais, especialistas e empreendedores. Eles falarão sobre possíveis soluções para enfrentar problemas vivenciados pela população negra global. Representando a comunidade internacional estarão palestrantes como a comediante e atriz, Amanda Sealesa e a ativista americana e uma das fundadoras da Marcha das Mulheres, Tamika Mallory. A plataforma abrigará ainda a ‘Solution Sessions Brasil’, promovida pelo Bradesco através do Afropunk Bahia. As conversas terão Monique Evelle, do Desabafo Social, como curadora e mediadora de quatro painéis.

O primeiro encontro virtual terá com o tema: “Black Future: construindo um novo futuro através do empreendedorismo” e contará com Morena Mariah, fundadora do podcast Afrofuturo. Além dela, Magá Moura, que acaba de lançar sua marca Magá Moura Modas, se junta ao time para fortalecer o empreendedorismo negro. No segundo painel, Evelle receberá profissionais especialistas em turismo afro. São eles: Guilherme Dias, do Guia Negro e Black Bird, Sauanne Bispo, do Go Diaspora e Cíntia Ramos do Diáspora Black. O tema será “Black Travel: O Brasil e a Bahia no mapa global do turismo afro”. O terceiro painel terá como foco “Black Money: a importância do fortalecimento da comunidade negra entre si” com a participação de Isaac Silva, Juliana Vicente e Lili Almeida. Finalizando a programação do ‘Solution Sessions Brasil’, o quarto painel contará com a participação dos creators Luciellen Assis (@luciellenassis), Bielo Pereira (@hellopereira) e Sulivã Bispo (@sulivabispo).

SERVIÇO 

‘Planet Afropunk: o negro é o passado, o presente e o futuro’

Data: 23, 24 e 25 de Outubro

Ingresso: Gratuito

Local:  www.planetafropunk.com

PROGRAMAÇÃO BRASIL:

SEXTA  23/10

19:00: AFROCIDADE FEAT MAJUR AND MAHAL PITA

SEXTA  23/10  AFTERDARK 

20:00  AFROBAPHO/YAN CLOUD/NÊSSA

SÁBADO 24/10

19:00  ATTOOXXA FEAT HIRAN

20:00  LARISSA LUZ + CARLINHOS BROWN

SÁBADO 24/10 AFTERDARK

 21:00 TRAPFUNK & ALIVIO/VÍRUS/DUO BAVI

Programação sujeita a alterações.

 

SOLUTION SESSIONS BRASIL:

DOMINGO, 25/10

1. BLACK FUTURE: 15:30

2. BLACK TRAVEL: 16:30

3. BLACK MONEY: 17:30

4.BLACK INFLUENCE: 18:30

Local: Palco Global (Global Stage) 

LINE UP MUSICAL:

Afrocidade

Arka’n Asrafokor

ÀTTØØXXÁ

Balimaya

Bongeziwe Mabandla

Carlinhos Brown 

Duckwrth

Elaine

Jonah Mutono

KIRBY

Larissa Luz

Lous and the Yakuza

Masego

Mereba

Meshell N’Dege Ocello

Moonchild Sanelly

Moses Sumney

Muzi

Rebelmatic

Sampa the Great & Petite Noir

Serpentwithfeet

Smino

Songhoy Blues

Tawiah

Theon Cross

Tiana Major9

Tiwa Savage

Tobe Nwigwe

Speakers INTERNACIONAIS :

Amanda Seales

Ashlee Marie Preston

Blerdcon

Bridget Todd

Dawn Richard

Dulcé Sloan

Ivie Anie

Maimouna Youssef AKA Mumu Fresh

Tamika Mallory

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display