No próximo dia 20 de julho, data que marca um ano do falecimento de Preta Gil, a TV Globo estreia o documentário “Preta Gil: eu não ando só” após a novela das nove, ‘Quem Ama Cuida’. A produção reúne imagens inéditas da artista e depoimentos de amigos e familiares e revelou uma trecho comovente do Gilberto Gil chorando ao comentar a morte da filha.
“Quando ela morreu, quando ela teve que ir embora, o mundo disse: ‘puxa, vida’. Minha menina foi embora. Tenho muita saudade dela“, diz o músico emocionado.
Notícias Relacionadas



O filme ainda deriva a série documental de quatro episódios “Meu nome é Preta”, que também estreia no dia 20, na plataforma do Globoplay. “Não dá para não passar por tudo que estou passando e não registrar para ajudar pessoas, abrir debates”, disse a artista pouco tempo antes de falecer, quando decidiu que gostaria de fazer um documentário para relatar seu tratamento contra o câncer no intestino.
Amiga de longa data da família, a apresentadora Regina Casé também participa do documentário. Em depoimento, ela ressalta o humor constante de Preta: “Ela não perdeu o bom humor em nenhum momento“. Nas imagens, a artista aparece rindo ao comentar o visual em estampa de onça escolhido durante o tratamento: “Estou fazendo um tratamento contra o câncer no intestino, mas sigo fashion“.
Relembre trajetória de Preta Gil na luta contra o câncer
Preta havia sido diagnosticada com um tumor em janeiro de 2023 com adenocarcinoma e passou por exames e cirurgias no Brasil antes de buscar tratamento nos Estados Unidos. Ao longo de dois anos, submeteu-se a cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Em determinado momento a doença chegou a ser anunciada em remissão, mas, em agosto de 2024, a artista informou que o câncer havia retornado em diferentes partes do corpo: dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio.
Em agosto de 2024, Preta comemorou seus 50 anos com uma festa para cerca de 700 convidados no Rio, que teve shows do Psirico e de Ludmilla. Na ocasião, lançou a autobiografia “Preta Gil: os primeiros 50” (Globo Livros), em que narra a batalha contra a doença e relata o fim do casamento de oito anos com o produtor Rodrigo Godoy, em 2023, após descobrir uma traição ocorrida enquanto ela se tratava.
Em dezembro do mesmo ano, a cantora passou por uma cirurgia extensa — que durou mais de 18 horas — para retirada dos tumores. Em maio de 2025, viajou aos Estados Unidos para um tratamento considerado inovador, acompanhada por amigos e familiares que se revezaram no apoio. Na ocasião, afirmou: “Sou grata por passar por tudo isso podendo me tratar com dignidade. Entro em uma fase difícil. No Brasil, já fizemos tudo que podíamos, agora a minha chance de cura está no exterior.“
Cerca de dois meses depois, Preta não resistiu e faleceu em decorrência do câncer.
Notícias Recentes


