Por que pessoas negras em relacionamentos inter-raciais são criticadas quando se posicionam contra o racismo?  

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Por que pessoas negras em relacionamentos inter-raciais são criticadas quando se posicionam contra o racismo?  

Falar sobre relacionamentos inter-raciais, nas redes sociais, é sempre um tema delicado. Este é um assunto que mobiliza vários sentimentos nas pessoas, principalmente nas pessoas negras. Entre estes sentimentos, está a indignação direcionada àquelas pessoas negras que se posicionam contra o racismo estando em um relacionamento inter-racial.

Logo devemos nos perguntar: pessoas negras que estão em relacionamentos inter-raciais perdem a legitimidade ao se posicionarem contra o racismo? Antes de responder esta pergunta é necessário analisar os prováveis motivos destas críticas. Entendo que muitas pessoas acreditam que uma pessoa negra, com alguma consciência crítica sobre raça, que opta por se relacionar com uma pessoa branca, seja incoerente ao se colocar contra o racismo. Isso porque ela, supostamente, teria escolhido viver ao lado do seu “opressor” ao invés de um “semelhante”.

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Outro motivo pode estar ligado ao cansaço de ver o fenômeno “negro(a) rico e cônjuge branco” se repetir várias vezes. As pessoas criam expectativas sobre quem elas admiram, e uma dessas expectativas é de que a pessoa admirada escolha se relacionar afetivamente com alguém que se pareça com elas, por motivos óbvios e significativos.

Há também alguns grupos mais sectários que entendem que estas pessoas são “traidoras da raça”. Estes últimos, ligam-se a uma linha ideológica de essencialização da pessoa negra, ou seja, para ser um “negro de verdade” a pessoa deve pensar, vestir, rezar, relacionar-se da forma como eles entendem estar dentro de uma etiqueta de negritude.

O desacordo com qualquer um desses requisitos já faz com que a pessoa negra seja considerada “embranquecida”. Todos nós provavelmente, em algum momento, já nos identificamos com um destes sentimentos. Mas certa vez li uma frase, em um livro, que dizia que não devemos ver as pessoas onde elas deveriam estar, mas sim onde elas estão, e isso foi fundamental para que eu repensasse muitas coisas.

Dizer que uma pessoa negra não pode lutar contra o racismo, denunciar, posicionar-se contra, por estar em um relacionamento inter-racial não faz muito sentido. Uma pessoa que se relaciona com uma pessoa branca, não embranquece, não se ‘desracializa’. Logo, permanece sendo vítima do mesmo racismo que afeta os que não estão em relações inter-raciais.

Nós, como pessoas negras, podemos estar ligados afetivamente a pessoas brancas e isso não precisa ser necessariamente em uma relação afetivo-sexual. Podemos ter familiares brancos, amigos brancos e colegas brancos. A ‘inter-racialidade’ está para além dos casamentos e namoros, embora estes sejam mais explorados, e ela não pode ser motivo de retirada da “carteirinha de negro” de alguém.

Uma vez eu escrevi que dizer que não há racismo, porque negros e brancos se relacionam, seria o mesmo que dizer que não há machismo porque homens e mulheres se relacionam. Pois bem, entendo que dizer que uma pessoa negra não pode se posicionar contra racismo porque se relaciona com uma pessoa branca, é o mesmo que dizer que muitas mulheres não podem se levantar contra o machismo porque estão se relacionando com homens.

Podemos ter a ideia de que pessoas negras que estão em relacionamentos inter-raciais não sabem a problemática que isso pode envolver. Elas sabem, provavelmente se cobram por isso, sentem-se mal. Aliás, a sociedade lembra a eles todos os dias que estão em uma relação estigmatizada. Este tipo de relacionamento pode aguçar mais a consciência racial do sujeito que é negro, uma vez que eles podem estar mais expostos ao racismo de amigos e familiares brancos.

Esta é uma discussão que não se encerra aqui, mas talvez podemos pensar em formas mais propositivas de lidar com este tema. Bom, mas e você o que pensa sobre isso?

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