‘Ponta de Lança’ estreia Odum, podcast de enredos de Carnaval sobre África

0
‘Ponta de Lança’ estreia Odum, podcast de enredos de Carnaval sobre África

No próximo dia 4 de fevereiro, o Projeto Ponta de Lança divulgará um novo produto: o podcast Odum. Apresentado por Lyz Ramos, que descreve o projeto como “um desfile de escola de samba sem aglomeração”. Odum revive enredos e memórias carnavalescas de várias cidades brasileiras que homenagearam a história de África e de diversos personagens diaspóricos. 

O primeiro episódio relembra a história do Carnaval de 2000 da Mangueira, em que o samba-enredo foi intitulado “Dom Obá II – Rei dos Esfarrapados, Príncipe do Povo”. Nascido Cândido da Fonseca Galvão, ele era filho de africanos forros e foi defensor da campanha abolicionista e do combate à escravidão.

“Chegou 2021, a gente não vai ter Carnaval, e eu encontrei a brecha para isso, tentando manter viva essa tradição anual do desfile de escola de samba, sem aglomeração”, pontua Lyz, que desde sempre é apaixonada por Carnaval e samba. 

Lyz acredita que as escolas de samba têm um papel social fundamental. “Elas trazem à luz histórias que nos interessam, mas que não são muito contadas. E não é de hoje que as escolas de samba fazem isso”. Em Odum, a locução e o roteiro são de Lyz Ramos, e a edição de Rubens Guilherme Santos.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display