‘Ponta de Lança’ estreia Odum, podcast de enredos de Carnaval sobre África

0
722

No próximo dia 4 de fevereiro, o Projeto Ponta de Lança divulgará um novo produto: o podcast Odum. Apresentado por Lyz Ramos, que descreve o projeto como “um desfile de escola de samba sem aglomeração”. Odum revive enredos e memórias carnavalescas de várias cidades brasileiras que homenagearam a história de África e de diversos personagens diaspóricos. 

O primeiro episódio relembra a história do Carnaval de 2000 da Mangueira, em que o samba-enredo foi intitulado “Dom Obá II – Rei dos Esfarrapados, Príncipe do Povo”. Nascido Cândido da Fonseca Galvão, ele era filho de africanos forros e foi defensor da campanha abolicionista e do combate à escravidão.

“Chegou 2021, a gente não vai ter Carnaval, e eu encontrei a brecha para isso, tentando manter viva essa tradição anual do desfile de escola de samba, sem aglomeração”, pontua Lyz, que desde sempre é apaixonada por Carnaval e samba. 

Lyz acredita que as escolas de samba têm um papel social fundamental. “Elas trazem à luz histórias que nos interessam, mas que não são muito contadas. E não é de hoje que as escolas de samba fazem isso”. Em Odum, a locução e o roteiro são de Lyz Ramos, e a edição de Rubens Guilherme Santos.

Comments