No próximo dia 4 de fevereiro, o Projeto Ponta de Lança divulgará um novo produto: o podcast Odum. Apresentado por Lyz Ramos, que descreve o projeto como “um desfile de escola de samba sem aglomeração”. Odum revive enredos e memórias carnavalescas de várias cidades brasileiras que homenagearam a história de África e de diversos personagens diaspóricos.
O primeiro episódio relembra a história do Carnaval de 2000 da Mangueira, em que o samba-enredo foi intitulado “Dom Obá II – Rei dos Esfarrapados, Príncipe do Povo”. Nascido Cândido da Fonseca Galvão, ele era filho de africanos forros e foi defensor da campanha abolicionista e do combate à escravidão.
Notícias Relacionadas
“Vai na Fé”, novela da Globo estreia com protagonismo negro em narrativas diversas
Wolo TV anuncia lançamento de aplicativo de streaming
“Chegou 2021, a gente não vai ter Carnaval, e eu encontrei a brecha para isso, tentando manter viva essa tradição anual do desfile de escola de samba, sem aglomeração”, pontua Lyz, que desde sempre é apaixonada por Carnaval e samba.
Lyz acredita que as escolas de samba têm um papel social fundamental. “Elas trazem à luz histórias que nos interessam, mas que não são muito contadas. E não é de hoje que as escolas de samba fazem isso”. Em Odum, a locução e o roteiro são de Lyz Ramos, e a edição de Rubens Guilherme Santos.
Notícias Recentes
A minha esperança é negra
'Pela primeira vez sinto meu trabalho em primeiro plano', diz Liniker em entrevista ao The Guardian