Piada sobre cabelo de Babu no BBB20 é racismo: “Quem penteia o cabelo com um trem desse?”

0
36618
Reprodução BBB - TV Globo.

Nas últimas horas a participante do BBB 2020 Ivy Moraes revoltou a comunidade negra ao questionar em rede nacional “quem penteia o cabelo com um trem desse?” ao se referir ao pente-garfo usado por Babu Santana, um dos dois únicos negros na casa mais vigiada do Brasil, levando outros participantes ao riso:

Essa é uma das tentativas mais comuns de velar o racismo na sociedade: por meio da piada, o que chamamos de Racismo Recreativo. É quando colocam a pessoa negra na posição de depreciação, de chacota, apenas por ser quem é, por ter o cabelo que tem ou simplesmente por usar um pente-garfo – grande aliado dos nossos belos cabelos-afro – que naturalmente é desconhecido por grande parte das pessoas que não o utilizam no cotidiano.

Historicamente o pente-garfo tem origem Africana datada em mais de 6 mil anos A.C. Desde África, o cabelo-afro traz consigo muito mais do que estética. Traz uma história de resistência, simbologia e alguns penteados feitos com esse objeto podiam indicar religião, classe social, estado civil, identidade étnica e até detalhes sobre a vida pessoal.

Modelo antigo de pente-garfo

Piada que ofende pessoas negras não é piada. É racismo, como bem destacado pelo Prof. Dr. Adilson Moreira em seu livro Racismo Recreativo:

“O humor racista é um tipo de discurso de ódio, é um tipo de mensagem que comunica desprezo, que comunica condescendência por minorias raciais.”

E respondendo à pergunta de Ivy, mais de 100 milhões de brasileiros – que são negros – podem usar o pente-garfo se assim quiserem.

Após o episódio, se iniciou um movimento nas Redes Sociais em repúdio à fala racista da participante:

https://twitter.com/franca_rodrigo/status/1239228250842451969

Comments